Prefeito de Maricá anuncia três frentes de ações imediatas de assistência a famílias atingidas
Três frentes de ações imediatas de assistência a famílias atingidas
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou neste sábado (02/04) três frentes de ação como resposta imediata às enchentes da noite de sexta-feira e da madrugada de sábado. Foi o maior volume de chuva da história da cidade (260 mm em 24 horas). A título de comparação, na tragédia de Petrópolis, o volume de chuva foi 259 mm em 24h.
O conjunto de ações da Prefeitura tem três eixos:
• Assistência social às pessoas, com acolhimento e atendimento médico e psicológico;
• Auxílio financeiro para famílias atingidas;
• Obras públicas de recuperação de áreas, desde as imediatas como a recuperação da Ponte de Ubatiba.
“Estamos atentos e agindo com nossas equipes da Prefeitura nas iniciativas de emergência. Foi uma chuva muito forte, mas a reação rápida evitou um impacto ainda maior. Felizmente, não tivemos nenhum óbito no município. E seguimos no máximo esforço para que as pessoas prejudicadas por essas chuvas retomem suas vidas com dignidade. Vamos fazer tudo o que for preciso”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
Assistência às pessoas e auxílio financeiro
Na primeira parte da reação da cidade às chuvas, o prefeito determinou pronto acolhimento para quem ficou desabrigado e anunciou em seguida que as famílias receberão também aluguel social, no valor equivalente a 1.500 reais, que serão pagos no ato de abertura da conta no banco Mumbuca, para que possam imediatamente conseguir um novo lar.
Equipes da Prefeitura estão visitando os locais mais atingidos para oferecer atendimento médico e psicológico, cestas de alimentação e roupas. As vítimas estão sendo cadastradas para contar com apoio dos órgãos municipais.
Outra preocupação é com os animais de estimação: a Prefeitura vai levantar a necessidade de socorro aos bichinhos e tomar as medidas cabíveis por meio da Coordenadoria de Proteção Animal.
Obras públicas de recuperação de áreas atingidas
Foi aberta uma frente de obras públicas de recuperação de áreas impactadas pelas chuvas, por meio da Defesa Civil, da autarquia Serviços de Obras e da Secretaria de Trânsito, que farão o diagnóstico nas ruas para levantar a necessidade de intervenções e obras mais emergenciais já foram iniciadas.
Campanha de doações
Os donativos podem ser entregues no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel (Rua Nossa Senhora do Amparo, 240, Centro), na Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira (Jardim Adalberto Alves, no Flamengo) e nas sedes da Guarda Municipal (Rua Adalberto Santos Dumont, 100, Araçatiba) e da Secretaria de Ordem Pública (Rua Luiz Alberto Ramos Machado, quadro K, lote 14, Parque Eldorado, Centro), além do galpão do Proeis (Rodovia Amaral Peixoto, 106, depois do DPO de Inoã no sentido Niterói).