Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é aplicada nas escolas de Maricá
Saeb é aplicado nas escolas de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já está sendo aplicada em todas as escolas do município e deve ser feita por alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental, além do 3° ano do ensino médio. A avaliação mede o nível de aprendizado nessas faixas etárias, resultando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), junto a outras variáveis.
A data das provas e os locais de aplicação foram divulgados progressivamente nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação e das unidades escolares. Os pais devem ficar atentos e, em casos de dúvidas, entrar em contato com as unidades escolares dos filhos.
O subsecretário de Educação, Rodrigo Moura, reforçou a importância do Saeb para o processo educativo e os avanços de Maricá na estruturação das unidades de ensino.
“A escola é da comunidade, é de todos. Se conseguirmos alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, estamos atingindo também o que projetamos aos nossos alunos. Investimos na formação de professores, na ampliação dos espaços e na conectividade, aspectos que queremos que impactem no processo de ensino e aprendizagem. Confiamos que vamos atingir essa meta, porque nossa rede de ensino está muito aplicada a isso, sem medir esforços”, destacou.
É importante ressaltar que todas as escolas de Maricá seguem rígidos protocolos contra a Covid-19, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento mínimo de 1,5m e uso obrigatório de máscaras.
O Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes avaliados, explicando esses resultados de forma contextual.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
Foto: Divulgação