Inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) começam dia 2 de julho
Inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) começam dia 2 de julho
A partir do dia 2 de julho começam as inscrições para o Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano. Nessa segunda-feira (25), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital no Diário Oficial da União. O Inep é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Inscrições
- entre os dias 2 de julho e 12 de agosto – coordenadores de cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos concluintes regulares;
- entre os dias 14 de agosto e 21 de novembro – estudantes concluintes regulares deverão também fazer o próprio cadastro.
Como funciona
O candidato precisará ter sido previamente inscrito pela instituição de ensino superior. Após esta inscrição, o mesmo deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema Enade.
No momento do cadastro será necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD e um endereço de e-mail válido.
No dia 25 de novembro será realizado o exame em todo o Brasil e vai avaliar 27 áreas do conhecimento.
Enade
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A periodicidade máxima da avaliação do Enade é trienal para cada área do conhecimento. Porém, a cada ano o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores.
A prova é voltada para os alunos que estiverem em fase de conclusão de curso de graduação. Os estudantes ingressantes terão que ser inscritos, mas serão dispensados, não precisarão fazer a prova.
Segundo o Inep, o exame terá dez questões do componente de formação geral, comum a todos os estudantes, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.
Lista de Cursos que serão avaliados em 2018:
Grau de Bacharel
- Administração;
- Administração Pública;
- Ciências Contábeis;
- Ciências Econômicas;
- Comunicação Social – Jornalismo;
- Comunicação Social – Publicidade e Propaganda;
- Design;
- Direito;
- Psicologia;
- Relações Internacionais;
- Secretariado Executivo;
- Serviço Social;
- Teologia;
- Turismo.
Grau de Tecnólogo
- Tecnologia em Comércio Exterior;
- Tecnologia em Design de Interiores;
- Tecnologia em Design de Moda;
- Tecnologia em Design Gráfico;
- Tecnologia em Gastronomia;
- Tecnologia em Gestão Comercial;
- Tecnologia em Gestão da Qualidade;
- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
- Tecnologia em Gestão Financeira;
- Tecnologia em Gestão Pública;
- Tecnologia em Logística;
- Tecnologia em Marketing;
- Tecnologia em Processos Gerenciais.
Sobre os resultados
Os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário do estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017.
Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
Leia também
==> https://m1newstv.com/mec-divulga-resultado-do-sisu/
==> https://m1newstv.com/prouni-abre-inscricoes-nesta-terca-feira/
#m1 #m1news #m1newstv #