Maricá inicia aulas dos cursos gratuitos em audiovisual na segunda-feira (20/09)
Aulas dos cursos gratuitos em audiovisual
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), inicia nesta segunda-feira (20/09), as atividades das primeiras turmas dos cursos gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento na área audiovisual. Os cursos oferecidos gratuitamente acontecem de forma virtual através da Tambellini Filmes, com aulas pela plataforma Zoom e carga horária variando entre 6 e 24 horas.
Para ampliar o acesso, o calendário foi planejado para que todas as aulas ocorram à noite, em dias de semana e, em alguns módulos, também aos sábados.
Inicialmente, 20 vagas foram ofertadas para cada um dos 19 cursos, porém, por conta da grande demanda pelas capacitações, esse número foi ampliado para 30 vagas em cada área, chegando a um total de 580 vagas, que foram totalmente preenchidas. Os interessados puderam se inscrever em vários cursos, desde que não ocorressem em horários conflitantes.
Seleção
Os selecionados foram decididos através de sorteio realizado nesta sexta-feira (17/09), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com transmissão online aos interessados, sem acompanhamento presencial. Nos próximos dias, os sorteados receberão a confirmação da seleção pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Os links para acesso às aulas serão disponibilizados por e-mail aos alunos. Vale lembrar que somente aqueles que completarem 75% da carga horária poderão receber o certificado de participação.
Outras informações sobre os cursos, turmas e horários, podem ser encontradas em https://www.tambellinifilmes.com.br/cursos .
Polo audiovisual
O pacote de capacitações faz parte de uma Encomenda Tecnológica do ICTIM. O projeto é um estímulo à produção em que os eixos principais são a instalação de polo audiovisual para produzir conteúdo com criadores e trabalhadores locais, e a abertura de um canal de streaming, que irá compor o Portal Mumbuca, para dar visibilidade à produção e a todo o conteúdo produzido no governo.
No projeto está incluída, ainda, a produção do filme “Malês”, obra que irá tratar de uma das maiores rebeliões de escravizados da história do Brasil. A direção será de Antônio Pitanga e terá atores da cidade.
Aula inicial
A Aula Magna dos cursos, com o anúncio do filme e apresentação do sistema de streaming, ocorrerá no próximo dia 23/09 e terá a presença de Antônio Pitanga e Patrícia Pillar
Cursos oferecidos:
Produção Audiovisual de A a Z
História e Produção do Cinema brasileiro de baixíssimo orçamento
Introdução ao Roteiro de Longa-Metragem de Ficção
Construindo uma Série de Ficção
Introdução ao Roteiro de Documentário e Série Documental
Introdução ao Roteiro de Curta-Metragem
Direção Cinematográfica
A Experiência do Documentário – Direção em Não Ficção
Cinema Experimental
Assistência de Direção
Continuidade
Direção de Arte no Audiovisual
Figurino para o Audiovisual
Cinema Africano
Som no Cinema – Captação, Edição e Mixagem
Era Uma Vez, a Música de Cinema – Trilha Sonora
Introdução à Direção de Fotografia
Introdução à Edição de Imagens e Sons e Colorimetria
Introdução à Teoria e Prática na Edição de Filmes e Séries Documentais
Foto: Divulgação