Meteoro Bahia

Meteoro é visto no céu da Bahia; barulho de explosão assustou moradores

Compartilhe essa matéria:

Meteoro é visto no céu da Bahia

Um grande meteoro diurno foi avistado na manhã desta segunda-feira (17) no céu da Bahia. Segundo o diretor-técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, o meteoro passou cruzou o céu por volta das 10 horas e pode ser visto em diversas cidades baianas como Miguel Calmón e Brotas de Macaúbas.

 

 

O forte barulho de explosão, relatado por moradores nas redes sociais, ocorreu por causa da velocidade, da temperatura e do tamanho do objeto ao entrar na atmosfera.

“Essas altas temperaturas vaporizam a rocha espacial ainda na alta atmosfera, mas quando essa rocha é maior, consegue resistir a esse aquecimento inicial e atinge as camadas mais baixas e densas da atmosfera. Nesse momento, como o bólido viaja a velocidades muito superiores à velocidade do som, ele acaba gerando uma onda de choque que se propaga até o solo”, explicou o astrônomo.

 

 

“Nós percebemos essa onda de choque como um barulho de explosão, além das janelas e paredes vibrando.” O meteoro, segundo a Bramon, pode ser definido como “um fenômeno luminoso gerado pela passagem atmosférica de um fragmento de rocha espacial em alta velocidade”.

 

 

O momento em que o meteoro cruza o céu foi capturado por diversas câmeras e as imagens do Clima Ao Vivo, que registrou a passagem do fenômeno, são analisadas pela Bramon.

 

 

A grande incidência de nuvens na região impediu imagens mais claras do meteoro, mas ainda assim é possível vê-lo cruzar o céu em diferentes ângulos.

 

 

Segundo Zurita, o meteoro avistado nesta segunda-feira (18) não tem relação com outra rocha espacial que cruzou o céu da Bahia em janeiro deste ano. “Não há qualquer relação deste último com o bólido de janeiro e também não há nenhum fator que possa tornar uma determinada região do planeta mais favorável à ocorrência de bólidos”, disse.

 

 

O registro desses fenômenos no estado da Bahia, no entanto, se deve às câmeras do Clima Ao Vivo que monitoram o céu da região.

 

 

“Atualmente são 28 [câmeras] em todo o estado e nos isso ajuda bastante a esclarecer essas ocorrências.”

 

Veja o momento em que o meteoro cruza o céu:

Por CNN Brasil

Foto: Reprodução/Vídeo Clima Ao Vivo
Fonte: www.clickpb.com.br

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: