Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI está em 92% no estado do RJ
Três regiões estão com bandeira roxa de risco. Entre elas, a capital.
O estado do Rio de Janeiro atingiu a taxa de ocupação de 92% em seus leitos de UTI para covid-19. Diante do quadro, oito das nove regiões do estado do Rio de Janeiro estão classificadas como de risco alto (bandeira vermelha) ou muito alto (bandeira roxa) para a covid-19.
Os dados são da 23ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde, publicado ontem (26).
Três regiões estão com bandeira roxa, entre elas a região metropolitana I, a mais populosa do estado, que inclui a capital e a Baixada Fluminense. Também estão com risco muito alto, o Centro Sul e a Baixada Litorânea, que inclui municípios turísticos como Saquarema, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.
Com bandeira vermelha, aparecem as regiões da Baía de Ilha Grande, Médio Paraíba, Metropolitana II, Norte e Noroeste. Apenas a região serrana está com risco moderado (bandeira laranja).
Nesta sexta-feira (26/03), Maricá-RJ, teve seu primeiro dia de Bandeira Laranja que restringe o funcionamento de algumas atividades não essenciais no município, a Prefeitura de Maricá, com o objetivo de reduzir o risco de avanço da pandemia de Covid-19, voltou a realizar barreiras sanitárias em locais estratégicos da cidade.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que está trabalhando com o Ministério da Saúde para ampliar os leitos de UTI no estado. Está prevista a abertura de 324 novos leitos de tratamento intensivo até a próxima semana.
Fonte EBC/Por Francisco Carvalho
Foto – Rovena Rosa