Não é hora de nenhum país

‘Não é hora de nenhum país atenuar as medidas contra o coronavírus’, recomenda diretor-geral da OMS

Compartilhe essa matéria:

‘Não é hora de nenhum país atenuar as medidas contra o coronavírus’

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, alertou nesta sexta-feira (12) que, mesmo com o início da vacinação contra a Covid-19 e diminuição dos casos a nível global nas últimas semanas, os países não devem relaxar as medidas adotadas para frear a pandemia.

 

 

“A complacência é tão perigosa quanto o próprio vírus. Agora não é hora de nenhum país relaxar as medidas ou de qualquer indivíduo baixar a guarda contra o coronavírus”, disse Adhanon.

O dirigente informou que os casos globais diminuíram pela quarta semana consecutiva, assim como o número de mortes, que caiu pela segunda semana consecutiva, e que esses ganhos são resultado direto das medidas mais rigorosas contra o vírus.

 

 

“Esses declínios [nas últimas quatro semanas] podem ser atribuídos aos países que implementaram medidas de saúde pública de forma mais rigorosa”, afirmou.

 

 

“Juntamente com as medidas de saúde pública, a rapidez com que expandiremos coletivamente a fabricação da vacina e distribuí-las a todos os países determinará em quanto tempo controlaremos a pandemia”, completou Tedros.

 

 

A cientista chefe da OMS, Soumya Swaminathan, alertou que a vacinação não deve ser justificativa para as pessoas deixarem de seguir as medidas individuais contra a Covid-19, uma vez que o vacinado ainda pode contrair e transmitir o vírus.

 

 

“Mesmo vacinadas, as pessoas devem continuar lavando as mãos, usando a máscara, mantendo o distanciamento físico e evitar aglomerações”, disse Swaminathan.

 

 

Origem do vírus: ‘todas as hipóteses ‘

Representantes da missão da OMS que foi à China recentemente para descobrir as origens do coronavírus também participaram da coletiva desta sexta.

 

 

Ainda sem conclusões sobre a origem do vírus e como ele saltou dos animais para o homem, Adhanon afirmou que todas as hipóteses permanecem abertas.

 

 

“Recebemos questões nos perguntando se alguma hipótese [sobre a origem do coronavírus] havia sido descartada (…) Quero confirmar que todas as hipóteses permanecem abertas”, disse o diretor-geral da OMS.

 

 

Foto: Danilo Girundi / TV Globo

Fonte: (www.clickpb.com.br)

Por G1

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: