IPTU de 2021 já está disponível na internet
IPTU de 2021
A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, já disponibilizou em seu site, no campo destinado aos Serviços Integrados Municipal (SIM), as diretrizes necessárias para a retirada dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021. Inicialmente os contribuintes que possuem as informações da matrícula do imóvel podem efetuar o pagamento da parcela integral (cota única) ou pagar a primeira parcela que vence no dia 26/02.
Aqueles que não têm conhecimento da matrícula e só sabem o endereço do imóvel, poderão solicitar o imposto, também via internet, a partir da próxima de segunda-feira (25/01). Vale lembrar que é preciso atualizar o cadastro preenchendo os dados solicitados no site para dar prosseguimento no pedido de emissão do boleto.
Os responsáveis por muitos imóveis, a contar a partir de 10, como bancos e corretoras, vão poder solicitar o IPTU através de um processo aberto no portal do SIM. Os documentos deverão ser inseridos nos campos destinados e encaminhados para a equipe técnica que fará a análise dos pedidos.
Já os que optarem por retirar presencialmente o IPTU deverão efetuar o agendamento no site do SIM (sim.marica.rj.gov.br) a partir do dia 26/01. Além disso, equipes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão estão entregando o IPTU na casa dos idosos que fizeram o cadastramento no site. A iniciativa é para evitar deslocamentos e possível contágio da Covid-19. A ação é efetuada seguindo todos os protocolos de segurança sanitária como uso de máscaras e de álcool em gel. Os demais contribuintes receberão o carnê normalmente pelo correio.
Quem optar pelo pagamento em cota única com vencimento em 26/02 terá 15% de desconto. Nesta mesma data, deve ser feito o pagamento da 1ª parcela, caso o contribuinte opte pelo parcelamento em 10 vezes. O desconto neste caso será de 10%.
Os descontos e valores seguem os mesmos critérios dos anos anteriores: os preços foram estabelecidos em cima do valor venal do imóvel e as alíquotas determinadas seguindo os mesmos critérios.
Foto: Divulgação – Prefeitura