Turismo promove encontro para discutir segurança pública na Região do Espraiado
Segurança pública na Região do Espraiado
Presidente da AMA, Alessandro Souza, enfatizou os problemas que o bairro vem atravessando na área de segurança, como também a necessidade de ampliar o trabalho de controle de trânsito e estacionamento irregular.
“Uma reivindicação antiga da Associação de Moradores é pela instalação de uma cabine permanente do PROEIS no acesso ao bairro”, reiterou.
O subsecretário Guilherme Di Cesar Mota, subsecretário de Cidade Sustentável, colocou a Unidade de Conservação já instalada no bairro à disposição da comunidade para funcionar como ponto de apoio. O local possui estrutura de computadores e internet para auxiliar nos registros e contatos com as forças de segurança do município.
Do encontro surgiram várias propostas que serão analisadas, entre elas o estudo em conjunto entre forças de segurança e comunidade de um projeto específico de segurança para região do Espraiado através do monitoramento permanente. A ideia foi colocada por Carlos Eduardo Airoza, da Secretaria de Agricultura, que também administra a Fazenda Pública Ibiaci na localidade.
Representando o Secretário de Ordem Pública de Maricá, Tenente Coronel Júlio Veras, o Comandante da Guarda Municipal, Luciano Moretti, informou que o bairro Espraiado está no planejamento para ampliação de equipamentos de segurança e que tudo o que foi abordado no encontro será objeto da pauta de reunião de planejamento da SEOP.
“Tivemos um saldo positivo desse encontro. Encaminhamentos de demandas da população e uma atenção às solicitações específicas do bairro. O desenvolvimento do turismo está diretamente ligado à sensação de segurança por parte dos moradores e visitantes”, afirma José Alexandre.
Segundo o Secretário, o turismo rural e o ecoturismo terão um papel importante na retomada das atividades turísticas no período de pós-pandemia. “Para isso, foi criado o projeto Vem Viver Espraiado que vai planejar ações em parceria com os empreendedores locais para a promoção da gastronomia, atrativos naturais e do artesanato”, completou José Alexandre.
Uma nova reunião será organizada para discutir a organização dos espaços públicos e ordenar a sua utilização por parte dos visitantes, principalmente, nos finais de semana.
Foto: Divulgação – Prefeitura