Geointeligência vant

A geointeligência no combate ao crime

Compartilhe essa matéria:

Geointeligência

A Geointeligência, também conhecida por Inteligência Geoespacial, Inteligência Geográfica ou GEOINT, é conceituada como a exploração e análise de imagens e de informações geoespaciais para descrever, avaliar e visualmente delinear características físicas, assim como atividades geograficamente referenciadas na Terra.

A Geointeligência é composta pela:

1- Combinação de Imageamento (imagens);

2- Inteligência de Imagens (IMINT); e

3- Informações Geográficas (Geoinformação).

De acordo com Brasil (2015), a Geointeligência advém do conceito norte americano de Geospatial Intelligence, evoluindo o conceito de Inteligência Geográfica.

A GEOGRAFIA E A CRIMINALIDADE

Os fenômenos de criminalidade é objeto de apreciação de diversos estudiosos, tanto na área da antropologia, quanto sociologia entre outras ciências.

 

Neste contexto, a violência urbana e a criminalidade são objetos de discussão, assim sendo, esta relacionado ao homem e ao espaço criado ou transformado por ele.

O estudo da criminalidade pela Geografia se dá principalmente a partir da década de 1970.

Diversas teorias e análises associadas a outros campos científicos na tentativa de elucidar os processos que culminaram no problema.

A análise geográfica

A análise geográfica pode levar a interessantes e relevantes hipóteses da espacialização da criminalidade,  da lei, do ofensor e do alvo, a localização das ofensas é uma importante dimensão que caracteriza o evento criminal.

O avanço da tecnologia ocorrido nos últimos anos em especial a
geotecnologia traduzida nesse contexto em ferramentas como:

  • o GPS (Global Positioning System), o Sensoriamento Remoto;
  • o SIG (Sistemas de Informação Geográfica); e
  • Entre outras que realizam o tratamento de dados espaciais e outras informações.

Contudo, a geointeligência entra em cena como uma poderosa alternativa integradora para as autoridades policiais e nas políticas de combate à criminalidade.

 

Os Sistemas de Informação Geográfica correspondem
às ferramentas computacionais de Geoprocessamento,
que permitem a realização de análises complexas, ao
integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de
dados georreferenciados.

Ferramentes On-line de geointeligência

No entanto, uma   ferramenta   online  que   tem   contribuído  bastante   para  o mapeamento  de  ocorrências  criminais é  o  WikiCrimes.

Através   desta   aplicação,    as   ocorrências   criminais   podem    ser especializadas  diretamente  em  um mapa.

 

Entretanto, o  objetivo  é  que as  pessoas  se  cadastrem  e  apontem  locais onde foram vítimas de roubo,  furto ou violência física,  criando  um mapa da violência.

 

Ainda assim, as  informações  ficam  armazenadas  no   WikiCrimes,  que exibe através   do   Google  Maps   uma  visualização   das      áreas   mais perigosas de todas as cidades do Brasil.

Portanto, o processo de locação dos pontos onde ocorreram os crimes conta com uma confirmação por outras pessoas (vitimas, testemunhas, etc), inegavelmente, dessa forma, aumentando a credibilidade da informação cadastrada.

Com efeito,  clica-se em um dos “alfinetes” no mapa, é exibido um selo informativo sobre este indicador da veracidade da informação.

Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública (Sinesp) conta com a geointeligência

A princípio, a ferramenta integra sistemas de vários estados e municípios, com intuito de que policiais acessem as informações de outros casos e então consultem ações realizadas no passado e possui os seguintes pacotes de dados:

  • Sinesp Big Data: É o banco de dados e base para todos os outro serviços;

 

  • Geo inteligência: sistema  de geolocalização para indicar quando e onde uma ocorrência foi registrada. “Será possível, por exemplo, visualizar rotas de policiamento e mapas de calor com os locais onde mais acontecem crimes e em quais horários”;

 

  • Tempo real: consulta e acompanhamento de ocorrências, verificação de sensores, visualização câmeras, viaturas e de pessoas com tornozeleiras em tempo real; e

 

  • Busca: sistema de procura de boletins de ocorrências de outros estados e municípios que não o do oficial.

Contudo, o fato  é que a Geoinformação e a Inteligência Artificial tem  oferecido aos Tribunais de Justiça,  Ministérios Públicos, e instituições policiais,  informações e análises mais rápidas para  melhor combater o crime.

Enfim, clique aqui e converse comigo Minuto da Segurança Maricá.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: