Resultado final do auxilio emergencial Lei Aldir Blanc

Resultado final do Auxílio Emergencial da Cultura

Compartilhe essa matéria:

Resultado final do auxílio emergencial da Cultura

Antes de mais nada, a Secretaria de Cultura de Maricá divulgou nesta segunda-feira (14/12) no Jornal Oficial de Maricá (JOM) o resultado final do auxílio emergencial da Cultura (veja pág 293).  Foram homologados 147 dos 163 inscritos no primeiro edital de apoio aos espaços culturais, coletivos e empresas, previsto no inciso II da Lei Federal 14.017/2020, a chamada Lei Aldir Blanc.

 

 

O documento estabelece o subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias; espaços que tiveram as suas atividades interrompidas em função das medidas de isolamento social provocadas pela pandemia da Covid-19. De acordo com o resultado final, os homologados receberão valor de três a oito mil reais do auxílio emergencial.

 

De fato, a lei Aldir Blanc ajuda não só financeiramente os artistas, mas também a identificar a potencialidade do município no campo artístico. Aprovada em junho pelo Congresso Nacional, foi regulamentada em agosto e os recursos liberados em setembro. Sobretudo, ela ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio por Covid-19. 

 

Após o auxílio aos espaços culturais, coletivos e empresas, a Secretaria de Cultura publicará o resultado do Edital Claudinho Guimarães; edital em homenagem ao sambista maricaense, falecido em junho deste ano. A saber, o Edital Claudinho Guimarães prevê a seleção de 150 artistas e produtores culturais, que receberão um subsídio de R$ 1.500 cada. Para estes, a contrapartida será a realização de atividades culturais, de forma gratuita; a saber:

  • presencialmente quando retomarem suas atividades em locais públicos ou 
  • online com transmissão ao vivo nos canais previamente estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Maricá ou, 
  • ainda, gravações em vídeos com duração entre 15 a 45 minutos com a cessão dos direitos de imagem, que serão exibidos a critério da Secretaria de Cultura.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: