Participação da população nas oficinas de debate do Plano Diretor
Participação da população no Plano Diretor
Antes de mais nada, a Prefeitura de Maricá dará início ao processo participativo de revisão do Plano Diretor, em dezembro com a realização de oficinas comunitárias nos distritos de Inoã e Centro. No início de janeiro de 2021, será a vez dos distritos de Ponta Negra e Itaipuaçu. As oficinas comunitárias tem o objetivo de apresentar os conteúdos básicos do Plano Diretor ao morador da cidade. Devido a pandemia de Covid-19, as oficinas serão realizadas nos canais da Prefeitura: (Facebook, Instagram e Twitter).
Essa é a terceira etapa de trabalho que é responsável pela qualificação e complementação do diagnóstico técnico que vem sendo desenvolvido pela equipe da Prefeitura com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).
“A participação da população é uma das bases do processo de revisão do Plano Diretor de Maricá. Comparecer as oficinas comunitárias dos distritos, que serão realizadas virtualmente, por conta da pandemia da Covid 19, é muito importante para que todos debatam sobre o futuro da cidade, pois serão diretrizes para o desenvolvimento urbano do município nos próximos 10 anos”, explica Will Robson Coelho, gerente executivo de Secretaria Municipal de Urbanismo.
Plano Diretor de Maricá avançando
A Secretaria de Urbanismo recebeu do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) o diagnóstico técnico sobre o Plano Diretor Municipal. Com isso, o plano avança mais uma etapa, nas análises sobre o município e as ações necessárias.
Ao todo, aconteceram 23 reuniões com diferentes setores públicos e privados forneceram um conjunto de informações e análises sobre o município. Essas informações abordam temas e como: habitação, mobilidade territorial urbana, saneamento básico, turismo, patrimônio cultural e desenvolvimento econômico.
“O diagnóstico técnico é parte fundamental para visualizar o conteúdo que irá embasar o levantamento de questões para o debate público e colabora para expandir as contribuições da população nas oficinas e audiências públicas que iniciarão em dezembro”, explicou o coordenador geral da Secretaria de Urbanismo, Sandro Caldas.
Foto: Divulgação – Prefeitura