COB: Primeiro grupo da Missão Europa embarca para Lisboa
Missão Europa
Primeiramente, na tarde desta sexta-feira (17), o primeiro grupo da Missão Europa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) embarcou para Lisboa. Desse modo, foram 112 pessoas, sendo 76 atletas de seis modalidades (boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação).
“A Missão Europa é fundamental, pois possibilita ao atleta retomar o treinamento em ambiente controlado. Tínhamos essa preocupação por entender que os atletas viviam essa ansiedade de retomar seu trabalho. Nós não podíamos ficar para trás”, disse Marco La Porta, vice-presidente do COB e chefe da Missão Europa.
A Missão Europa, com duração de julho a dezembro, tem como principal objetivo dar suporte à retomada de treinamentos dos atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, garantindo a segurança total da delegação e cumprindo os protocolos exigidos e validados pelos serviços médicos. Assim, a expectativa é de que, até o final do ano, cerca de 200 atletas, além de técnicos e equipe multidisciplinares, de 16 modalidades esportivas, sejam enviados a Portugal.
Para terem a viagem ao exterior autorizada, os membros do Time Brasil realizaram um exame PCR antes do voo e só tiveram a liberação para viajar depois do resultado negativo para a covid-19. Além disso, eles terão que cumprir uma série de protocolos sanitários na Europa e assinar um Termo de Ciência da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e ao Abuso Sexual, lançada em 2018 pelo COB.
“É um sentimento de muita felicidade e alívio poder voltar ao ginásio. Todo o cuidado e rigidez do protocolo nos deixam bem aliviados e focados apenas no treinamento”, comentou o campeão olímpico e mundial nas argolas Arthur Zanetti.
Maratonas aquáticas
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou na sexta (17) os nomes dos componentes da seleção brasileira de maratonas aquáticas que comporão o segundo grupo da Missão Europa. Os atletas são Ana Marcela Cunha, Alexandre Finco, Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Fernando Ponte, Henrique Figueirinha e Victor Colonese. E os treinadores serão Alfred Jacob, Cristiano Klaser, Fernando Possenti, Marcio Latuf e Sergio Onhas Marques. Vale lembrar que a viagem é optativa. Enfim, eles devem embarcar para Portugal no dia oito de agosto.
Foto: © Alexandre Castello Branco/COB
Fonte: EBC