Prêmio Novos Pesquisadores

Foi cancelado o Prêmio Novos Pesquisadores devido a Covid-19

Compartilhe essa matéria:

Prêmio Novos Pesquisadores cancelado

Antes de mais nada, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações cancelou a 4ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores em virtude da pandemia da Covid-19. Assim, a decisão levou em consideração os reflexos da pandemia nos prazos de confecção, inscrição e análises dos trabalhos; e, do mesmo modo, a mudança no calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros efeitos no ambiente de Educação. A 4ª edição será realizada no próximo ano.

 

 

De acordo com o responsável pela pasta, Sérgio Mesquita, a edição será repleta de novidades.

 

 

“Por conta da diminuição das inscrições no Ensino Médio graças ao ENEM, incluiremos o 8º ano do Ensino Fundamental, todas as séries do Ensino Médio e seus correlatos no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O ENEM e as queixas de alguns alunos que terminavam o Ensino Fundamental, em ter que esperar dois anos para participarem mais uma vez, também pesaram na decisão”; disse o secretário, acrescentando que nas edições anteriores o prêmio teve uma média de 70 inscrições.

 

 

Até a edição passada, o Prêmio Novos Pesquisadores era destinado aos alunos; a saber,  do 9º ano do Ensino Fundamental, do 3º ano do Ensino Médio, os do sistema EJA, além de alunos da rede particular, profissionais da educação, que são intitulados de orientadores.

 

Publicação do livro

 

O secretário adiantou que está sendo licitada a publicação do livro “Prêmio Novos Pesquisadores” com os 32 melhores trabalhos dos anos de 2017 e 2018.

 

 

“Será distribuído entre os alunos e orientadores para a Biblioteca Municipal, para as escolas do município, às faculdades que participam do Programa Passaporte Universitário, às universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro e outras que desenvolvem ou desenvolveram trabalho no município”, contou.

 

 

O Prêmio Novos Pesquisadores tem como objetivo promover a integração dos saberes no processo de ensino/aprendizagem e suas interfaces com a construção do conhecimento tendo como tema disparador o município de Maricá sob os enfoques histórico, ambiental, cultural, social, econômico e seus arranjos produtivos e sustentáveis, científico e tecnológico e suas iniciativas para a inovação e ética no que se refere ao respeito aos direitos humanos.

 

 

Pelos critérios adotados, cada estudante pode escrever somente um artigo contendo entre 8 e 12 páginas. Cada aluno escolhe um professor ou um orientador (Pedagógico ou Educacional) de sua escola para fazer o papel de Orientador em seu trabalho. Enfim, os três melhores colocados de cada categoria, incluindo autores e orientadores, levam para casa um notebook.

 

 

Foto de arquivo: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: