Japão alerta para riscos da segunda onda de surto da covid-19
Segunda onda de surto da covid-19
O premiê japonês Abe Shinzo alertou a população para uma segunda onda de surto da covid-19 no país. Ele pediu para que as pessoas não contem com um enfraquecimento do vírus com a chegada dos meses quentes do verão.
Abe fez a declaração durante um programa transmitido ao vivo pela televisão. E afirmou que as pessoas não devem ser complacentes neste verão, já que o vírus está se espalhando mesmo em países do Oriente Médio, que sofrem com temperaturas extremamente altas.
O primeiro-ministro reforçou a necessidade de se preparar para a segunda onda do surto, aumentando o sistema de saúde e aumentando o número de testes.
Abe declarou ainda que restrições a viagens internacionais serão gradualmente suspensas, ao mesmo tempo em que medidas de contenção ao vírus serão implementadas.
De acordo com o premiê, o governo irá analisar minuciosamente a possibilidade de afrouxamento das restrições, levando em consideração a situação do vírus em cada país separadamente.
Abe disse que continuam em andamento no Japão pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos e Reino Unido também mantêm seus esforços para o desenvolvimento de uma vacina.
Enfim, o premiê ressaltou ainda que o Japão já está realizando conversações com fabricantes de vacinas; desse modo, visa garantir o acesso ao produto assim que as pesquisas sejam finalizadas.
Japão e o coronavírus
Após 23 dias consecutivos sem registro, foram confirmados, no final de maio, 22 novos casos. Locais que haviam sido reabertos depois da suspensão do estado de emergência foram fechados após voltar a registrar infecções do novo coronavírus.
Sobretudo, o Japão registra, até esta data, 17.382 casos confirmados, 15.580 casos recuperados e 924 óbitos.
Foto: © Kyodo / via REUTERS
Fonte: EBC