Conferência Anual da Rede de Cidades

UNESCO anuncia adiamento da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas

Compartilhe essa matéria:

Adiamento da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas

Antes de mais nada, em função do surto do novo coronavírus, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, prevista para ocorrer entre os dias 13 e 17 de julho em Santos (SP), foi adiada para o segundo semestre deste ano, em data a ser definida.

 

Assim, o anúncio foi feito nesta semana por meio de vídeo, que reuniu o diretor-geral adjunto de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Ernesto Ottone Ramirez, e o prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

 

“Vimos a obrigação, em conjunto com a municipalidade de Santos, de tomar a decisão de postergar a reunião. Diante do que estamos vivendo, não há outro caminho a não ser estarmos juntos, nos apoiando uns aos outros de maneira solidária, e compartilhando as respostas e as soluções para o que estamos vivendo atualmente”, afirmou Ernesto Ottone Ramirez.

 

Tema de 2020 da  Conferência Anual da Rede de Cidades

 

Desse modo, o evento deste ano terá como tema “Criatividade, Caminho para a Igualdade” e discutirá formas como as cidades podem usar seu capital criativo e inovador para abordar os desafios e avançar no sentido de fornecer espaços mais equilibrados e igualitários. Do mesmo modo, esta será primeira vez que a conferência será realizada na América Latina. Além disso, a previsão é que as 246 cidades integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO estejam representadas no evento.

 

Enfim,  ao todo, a rede mundial abrange 246 municípios de inúmeras nacionalidades. Sendo que o Brasil, incluindo Santos, criativa em cinema desde 2015, tem dez cidades com o selo. A saber, Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares; Salvador (BA) na música; e Santos (SP) no cinema.

 

 

Foto Destaque: Belo Horizonte, em Minas Gerais, é uma das Cidades Criativas na categoria Gastronomia. (Mtur/Pedro Vilela)

Fonte: ONU Br

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: