UNESCO anuncia adiamento da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas
Adiamento da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas
Antes de mais nada, em função do surto do novo coronavírus, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, prevista para ocorrer entre os dias 13 e 17 de julho em Santos (SP), foi adiada para o segundo semestre deste ano, em data a ser definida.
Assim, o anúncio foi feito nesta semana por meio de vídeo, que reuniu o diretor-geral adjunto de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Ernesto Ottone Ramirez, e o prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.
“Vimos a obrigação, em conjunto com a municipalidade de Santos, de tomar a decisão de postergar a reunião. Diante do que estamos vivendo, não há outro caminho a não ser estarmos juntos, nos apoiando uns aos outros de maneira solidária, e compartilhando as respostas e as soluções para o que estamos vivendo atualmente”, afirmou Ernesto Ottone Ramirez.
Tema de 2020 da Conferência Anual da Rede de Cidades
Desse modo, o evento deste ano terá como tema “Criatividade, Caminho para a Igualdade” e discutirá formas como as cidades podem usar seu capital criativo e inovador para abordar os desafios e avançar no sentido de fornecer espaços mais equilibrados e igualitários. Do mesmo modo, esta será primeira vez que a conferência será realizada na América Latina. Além disso, a previsão é que as 246 cidades integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO estejam representadas no evento.
Enfim, ao todo, a rede mundial abrange 246 municípios de inúmeras nacionalidades. Sendo que o Brasil, incluindo Santos, criativa em cinema desde 2015, tem dez cidades com o selo. A saber, Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares; Salvador (BA) na música; e Santos (SP) no cinema.
Foto Destaque: Belo Horizonte, em Minas Gerais, é uma das Cidades Criativas na categoria Gastronomia. (Mtur/Pedro Vilela)
Fonte: ONU Br