Ora-pro-nobis, a PANC Planta Alimentícia Não Convencional com alto nível de proteína
Ora-pro-nobis, a PANC Planta Alimentícia Não Convencional com alto nível de proteína, altos potenciais alimentícios e medicinais e…renegada por nós.
Ela é a Ora-pro-nobis, com o nome cientifico em latin Pereskia, um gênero botânico da família Cactaceae. Existem diversas variedades. A da foto é a Pereskia aculeata var.Godseffiana. Uma variedade rara, ornamental, sem adulteração genética, orgânica, perene e muito resistente (pois plantas que possuem alto nível de proteína dificilmente são atacadas).
Com grande potencial para cercas vivas ornamentais. As flores podem ser comidas em saladas, são hermafroditas e contribuem para a diversidade da entomofauna – principalmente, mas não só, para nossas abelhas tão destruídas pelos agrotóxicos e praguicidas – , constituem fontes tróficas integrais, porque produzem simultaneamente, néctar (alimento energético) e pólen (alimento proteico). Ela é provavelmente a mais medicinal e alimentícia de todas variedades de ora-pro-nobis (sendo planta nutracêutica de primeira ordem e podendo ser consumida crua), devido aos pigmentos nas folhas deve possuir ampla ação antioxidante (prevenindo o envelhecimento e combatendo os radicais livres), porém isso ainda não foi confirmado pela ciência devido a falta de estudos.
A variedade Pereskia aculeata Mill (variedade parente muito próxima da godseffiana) apresenta alto conteúdo proteico e de fibras e a ausência de toxicidade das folhas dessa espécie indicam-na como fonte importante de alimento animal (Mercê et al., 2001). As folhas dessa planta também são emolientes e os frutos expectorantes e antissifilíticos.
Como foi dito, possui alto teor de proteína vegetal (igual ou superior a 25%), com fácil digestibilidade e absorção (cerca de 85%). Contra Carne de vaca (26,4 % de proteína) – Salmão grelhado ( 23,8 % de proteína) – Carne de frango (32,8 g % proteína animal) mas que só possuem respectivamente carne 16%, peixe 17% e frago 18% de absorção.
Portanto a ora-pro-nobis é muito mais alimentícia que todas as fontes animais de alimento, incluso o ovo, que possui só 44% de absorção. Ainda contém mais Ferro (Fe) que a carne ou o feijão; mais Cálcio (Ca) e Fósforo (P) para os ossos que o leite; Magnésio (Mg) e vitamina C para a resistência imunológica; vitamina A para a visão; Triptofano para o cérebro; Lisina para o crescimento; mucilagem para funcionamento perfeito do intestino; ótima para regimes de emagrecimento e muitas outras vantagens utilizadas na medicina popular que ainda merecem estudos científicos…Como por exemplo o uso de sua mucilagem na cicatrização de feridas e queimaduras. Eu acredito ser uma das salvações para os problemas alimentícios que nós estamos enfrentando nos últimos tempos.
Jardins Comestíveis Não Convencionais estará presente no Maricá Mostra Cultura com Exposição de Orquídeas do dia 31 de maio, ao dia 3 de junho, das 9h da manhã as 22h, na Praça Orlando de Barros Pimentel.
Na programação oficinas sobre PANC’s e seu teor nutricional.
Venha aprender com quem sabe, monte seu jardim comestível e fuja dos agrotóxicos.
Jardins Comestíveis Não Convencionais : montagem de jardins com:
Plantas Medicinais
Nutracêuticas
Frutas em extinção
PANC’s
Heitor Giuliano cel: (21) 969687955