Boletim Coronavírus de 16/03/2020 Anvisa

Anvisa aprova três novos testes para Covid-19 no Brasil

Compartilhe essa matéria:

Esperança na celeridade de detecção do vírus pelos testes aprovados pela Anvisa 

Três novos testes que detectam a covid-19 foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Agora já são 11 no total com o aval da Agência, aumentando, assim, a capacidade de diagnóstico da doença no país. Entre os novos produtos aprovados, dois são moleculares, do tipo PCR, que têm um alto grau de precisão.

 

O terceiro é um novo teste rápido que faz a detecção de anticorpos, ou seja, que utiliza uma pequena amostra de sangue para o resultado.

 

Desse modo, dos 11 testes aprovados até o momento no Brasil, nove são do tipo rápido, com resultados em cerca de 15 minutos, e outros dois são do tipo molecular.

 

Os primeiros testes aprovados pela Anvisa 

 

Os primeiros oito testes rápidos para o diagnóstico de coronavírus foram aprovados em 20/03/2020. Os novos produtos são voltados para uso profissional e permitem a leitura dos resultados, em média, em 15 minutos.

De acordo com a Anvisa, os dados devem ser interpretados por um profissional de saúde, com auxílio de informações clínicas do paciente e de outros exames. A oferta e a produção dos testes dependerão da capacidade de cada empresa que recebeu o registro.

 

Esses primeiros testes aprovados pela agência estão divididos em dois grupos. No primeiro grupo, estão os teste que usam amostra de sangue e detectam anticorpos (IgM e IgG). Já no segundo grupo, estão os testes que usam amostras das vias respiratórias dos pacientes;. a saber, nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta) e detectam o antígeno (vírus).

 

“Está tendo uma série de testes no mundo que têm demonstrado um escopo inicial da possibilidade de tratamento da doença. Mas esses dados são iniciais. Ainda não ha condição de afirmar que esses produtos são efetivos.” Ponderou Pereira, gerente geral da Anvisa.

 

 

Fonte: Anvisa/EBC

 

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: