Especial Escolas de Samba 2020 Maricá -Vídeos Desfile
Especial Escolas de Samba 2020
No sábado, 29/02, a alegria dos foliões que compareceram na Passarela do Samba Adélia Breve de Marins foi mais do que suficiente para manter o brilho, o esplendor, que a chuva não foi capaz de apagar. Assim, o público não se importou com toda a chuva e foi para as arquibancadas presenciar o desfile que a M1News apresenta em vídeo, o Especial Escolas de Samba 2020.
E, assim, superando todas as expectativas os Grêmios Recreativos Escolas de Samba Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos de Araçatiba quebram uma lacuna, um vazio de mais de 10 anos sem desfiles na cidade.
O evento, que já está confirmado para o carnaval de 2021, foi, de fato, um processo histórico de resgate dos desfiles das escolas de samba, das comunidades e da agregação social relacionado ao carnaval.
Então veja aqui o desfile no Especial Escolas de Samba 2020 da M1NewsTv.
https://www.facebook.com/m1newstv/videos/1288526698023800/?t=2
CAMISA AZUL E BRANCO
Antes de mais nada, a primeira escola a entrar na avenida após 11 anos sem desfiles foi a Camisa Azul e Branco. A Escola de São José do Imbassaí, fundada em 28 de Outubro de 1993, tem como presidente Wagner Carvalho.
O carnavalesco Tarcisio Zanon, desenvolveu e trouxe para a avenida o enredo falando sobre “Maricá, berço da paz, portal do progresso”. O samba teve como compositores: Carlinhos China, Walace Pinto e WS.
A escola entrou na avenida com atraso em relação ao horário previsto para o início dos desfiles (22 horas), devido as fortes chuvas. Porém, veio com belas fantasias, muito samba no pé, um excelente interprete – Clóvis Pê; e, ademais, um belíssimo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Márcio Guedes e Natalia Monteiro.
Do mesmo modo, a escola apresentou uma belíssima Ala das Baianas e toda a beleza da Rainha da Bateria, Dany Lima. Mestre Chiquinho no comando da Bateria. Alan Carvalho, Coreógrafo e o Diretor Geral de Harmonia, Alexandre Amorim.
Pequeno histórico da escola:
O G.R.E.S Canisa Azul e Branco já participou de outros desfiles do Maricarnaval. De fato, foi campeã no grupo de acesso e 03 vezes vice-campeã. Sobretudo, ao longo destes anos a escola realiza eventos e projetos sociais em sua comunidade localizada em São José do Imbassaí.
Sinopse Enredo: “Maricá Berço da Paz, Portal do Progresso”
Carnavalesco e compositores foram felizes em desenvolver tema que retrata as belezas, a paz de Maricá e o progresso, desenvolvimento e a modernização trazidos pelo petróleo. Partindo do plantio da cana e da pesca a agremiação evolui o crescimento de Maricá para o comércio, educação, indústria e tecnologia.
INOCENTES DE MARICÁ
Logo a seguir, a Inocentes de Maricá entrou na avenida, sendo beneficiada por uma parada na chuva. A escola de São José do Imbassaí entrou com 350 componentes e trouxe o enredo “A Inocentes festeja as paixões e as andanças de Beth Carvalho em Maricá” da carnavalesca Beth Morgado.
A escola apresentou um belo desfile; seu consagrado casal de Mestre Sala e Porta Bandeira – Wladimir e Ângela Bulhões. de primeira linha. Samba enredo de autoria de Wagner Mariano e Mr. “M” do Cavaco, interpretado por Bruno Ribas, Nego Lindo e Jeferson Coutinho.
Alguns dos 350 integrantes que desfilaram pela escola vieram do Cacique de Ramos e do Botafogo Samba Clube, parceiros da Inocentes.
A escola conquistou quatro categorias do Troféu Imprensa: Melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Melhor Harmonia, Melhor Ala de Passistas e Melhor Enredo.
Pequeno histórico da escola:
A G.R.E.S. Inocentes de Maricá foi fundada no dia 20 de maio de 2003, já tendo participado dos Desfiles do Maricarnaval no ano de 2004, no Grupo de Acesso, conseguido o Vice-campeonato no grupo de acesso naquele ano.
A escola conseguiu se sagrar vice-campeã no ano de 2004 e em 2007 e 2008 obteve os seguintes resultados, Campeã do Grupo de Acesso em 2007, Campeã do Grupo Especial em 2008. Permanecendo neste grupo desde então.
A Agremiação participou, ainda, dos desfiles do Município de Niterói em 2010 e 2011 onde conseguiu o resultado de Vice-campeã em 2010 e terceiro lugar em 2011.
Sinopse Enredo:“A Inocentes Festeja as Paixões e as Andanças de Beth Carvalho em Maricá”
A Inocentes de Maricá apostou em Beth Carvalho no retorno dos desfiles na cidade, e lançou no Cacique de Ramos, reduto tradicional no Rio de Janeiro, e frequentado pela cantora. Assim, a escola de Imbassaí apresentou nesse retorno a trajetória de Beth, a saber, suas paixões pelo samba, pelo Botafogo, e suas músicas eternas.
Beth Carvalho, do mesmo modo como Darcy Ribeiro, João Saldanha e Maysa Matarazzo, possuía casa em Maricá. Neste caso, Cordeirinho.
De acordo com Beth Morgado, carnavalesca, a cantora estava numa roda de samba em Ponta Negra, quando conheceu o jogador Edson Cegonha. Após o nascimento de Luanna, filha única do casal, Beth construiu sua casa de praia à beira mar. Local onde recebeu Zeca Pagodinho, D. Ivone Lara, o grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, Noca da Portela, entre outros em suas feijoadas,
UNIDOS DO SACO DAS FLORES
A Unidos do Saco das Flores, entrou na avenida debaixo de forte chuva, porém, com muita garra e animação, fazendo o público se levantar e cantar.
Sua Presidente, Idineide, acompanhou e incentivou o desfile, que contagiou e emocionou os espectadores. Além disso, Mestre Sapão comandou com destreza a bateria da coruja maricaense, garantindo o troféu de Melhor Bateira 2020.
Desse modo, a escola do Bairro Amizade foi a maior campeã do Troféu Imprensa, levando 6 dos 10 quesitos; a saber: Melhor Intérprete: Matheus Gaúcho, também intérprete da União de Maricá e um dos intérpretes da Viradouro, campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2020, Melhor Bateria, Melhor Ala das Baianas, Melhor Samba, compositor: Wagner Mariano, Rafael Mister M e Celso Branco, Melhor Escola e Melhor Comissão de Frente, com a belíssima e contagiante coreografia de Everton Quirino.
Pequeno histórico da escola:
O GRES Unidos do Saco das Flores, fundada no ano de 2004, fez seu primeiro desfile em 2005, no Grupo de Acesso, tornando-se vice-Campeã e, desse modo, subiu para o Grupo Especial. Logo a seguir, no ano de 2006, ficou em 3ª Posição, ganhando vários prêmios; a saber: Melhor Escola e Melhor Samba-Enredo. No ano de 2007, ficou novamente na 3ª Posição e, enfim, no ano de 2008 ficou na 4ª Posição, realizando um gigantesco desfile.
A escola realiza eventos e projetos sociais em sua comunidade localizada no Boqueirão.
Sinopse Enredo:“O meu tambor vai ecoar em Maricá.”
A coruja do Saco das Flores (agoye) entra na passarela com o prazer de homenagear o povo candomblecistas da cidade de Maricá, e, suas belezas naturais. Assim, agoye apresenta essa conexão: Maricá, Orixás e as belezas naturais do município. E, rufam os tambores ecoando bem alto misturado a um canto de fé na cidade de Maricá.
Oyó, Oranian, Xangô ,Oxumarê ,Oxóssi abençoam o carnaval de Maricá e contam lendas, mistérios e magia do Candomblé. Do mesmo modo, os orixás desnudam as belas matas, praias, pedreiras e arco-íris do município.
Além disso, Tia Adetá também se apresenta na avenida, levando cultura e mostrando os navios negreiros que trouxeram os filhos da África com sofrimento e dor. O Candomblé no Brasil surgiu através da diáspora negra, ou seja, com tráfico de escravos negros oriundos de diversas cidades africanas.
ACADÊMICOS DE ARAÇATIBA
Sobretudo, a tradicional escola do bairro de Araçatiba, cujo presidente é Adimilson Souza, veio com o enredo “Bendita és tu mulher, uma história singular, as damas de Maricá”.
Sem dúvida, a escola antecipou as homenagens ao Dia Internacional da Mulher e se apresentou com sua histórica garra e amor. Desse modo, cantou…
” forte Arçatiba, exaltando as provedores de vida, todas as “Marias”, obras primas do criador.”
Pequeno histórico da escola:
A G.R.E.S. Acadêmicos do Araçatiba, fundada no dia 29 de dezembro de 1999, participou dos Desfiles do Maricarnaval no ano de 2000, no Grupo de Acesso, tendo conseguido o Vice-campeonato no grupo de acesso naquele ano.
Figura assídua do grupo especial do Maricarnaval, a Acadêmicos do Araçatiba contabiliza boas colocações em seu histórico.
Sinopse Enredo: “Bendita és tu, mulher, as damas de Maricá”
Acadêmicos de Araçatiba retorna ao Maricarnaval, homenageando e exaltando em seu tema as damas de Maricá, mulheres guerreiras de Maricá; a saber, as que estão entre nós e as que já faleceram e deixaram seus nomes para lembrança. A principal homenageada, que é introduzida na Passarela do Samba no carro abre alas, é antiga presidenta da Escola, a Dama de Maricá, Dona Neuza de Souza, homenagem prestada pelo seu filho, atual presidente da escola. Do mesmo modo, Beth Morgado, caranavalesca, a cantora Maysa, D. Romilda Nunes, D. Linda, Kátia Guia e todas as mulheres, todas as damas de Maricá são lembradas e honradas pela agremiação.
Enfim, a entrega do Troféu Imprensa será feita em 11 de abril, em local a ser definido pela LACAM e Secretaria de Turismo, com a presença dos premiados. E, podemos concluir que os maiores ganhadores foram as escolas que corajosamente retornaram ao seu local de destaque, a Passarela do Samba. Semelhantemente, o povo maricaense que volta a ter o desfile carnavalesco no Carnaval de Maricá.
E tem mais no Especial Escolas de Samba 2020
Então, se você gostou do Especial Escolas de Samba 2020, curta também as lindas fotos produzidas pela M1NewsTV e o resultado do Troféu Imprensa 2020.