Investimentos em infraestrutura – Parcerias necessárias
Maricá busca parcerias para investimentos em infraestrutura
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Alan Novais, se reuniram na quarta-feira (09/05), em Brasília, com o representante regional para o Brasil e Argentina, Philippe Orliange, e com o gerente de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento, Guilherme Madrid, e também com o executivo sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Jose Rafael Neto, para apresentar os projetos da cidade e buscar parcerias para financiamentos e investimentos em infraestrutura no município.
Conforme José Orlando Dias, presidente da Codemar:
“Estamos apostando forte no desenvolvimento da cidade através do Parque Tecnológico. Com efeito, o Parque Tecnológico já está no plano diretor do Estado e também no aeroporto, que será a porta de entrada para o desenvolvimento regional”.
Mobilidade e Infraestrutura urbana
Nas duas reuniões foram buscadas formas de investimento e financiamentos de grandes projetos em mobilidade e infraestrutura urbana.
De acordo com Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico:
“O município vem investindo em políticas para estruturar a cidade para os avanços que virão. Através da Codemar poderemos dar mais celeridade à política de desenvolvimento e à busca de parcerias público-privadas.”
Um vídeo institucional que apresenta os principais projetos da cidade, as parcerias do Parque Tecnológico e o projeto “safety city”, cidade segura, foram apresentados às agências de fomento.
A AFD já financia estudos de viabilidade da implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Niterói. Com efeito, a prórpia AFD poderá financiar o investimento. Em Toledo (RS), a agência financiou um projeto de recuperação energética com desenvolvimento sustentável.
“Procuramos parcerias que queiram integrar uma visão de desenvolvimento considerando as questões climáticas. E, além disso, que também tenham inclusão social”, afirma Philippe Orliange, da ADD.
“É importante saber diferenciar desenvolvimento econômico de crescimento econômico para que a questão social não seja impactada negativamente e que a infraestrutura seja preparada para atração de todo o trade de investimentos”, argumenta José Rafael Neto do CAF
Enfim, veja também
> Prótese de baixo custo é criada por universitários do Rio