Atletas brasileiros conquistam ouro no Tiro com Arco
Atletas brasileiros conquistam ouro no Sul Americano de Tiro com Arco
No último final de semana (05 e 06), a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, foi palco para a final do campeonato Sul Americano de Tiro com Arco, onde atletas brasileiros deram show.
A saber, os atletas brasileiros que formam a equipe: Bernardo Oliveira, Marcelo Costa e Marcus Vinícius D’Almeida conquistaram a medalha de ouro na modalidade Arco Recurvo por equipes.
Do mesmo modo, na categoria dupla mista, o Brasil conquistou o ouro com os atletas Marcus Vinícius D’Almeida e Ane Marcele Machado. Além disso, Ane também conquistou o ouro na categoria individual feminino. Seguida por outras atletas brasileiras: Marina Canetta que conquistou a prata e Ana Luisa Caetano que conquistou o bronze.
De acordo com Denise Carvalho, mãe de Marcos Vinícius D’Almeida, é surpreendente ver a evolução dele.
“Como mãe, sei dos bastidores,de todo o esforço e a sua dedicaçao. É treino no sol, na chuva, no frio, ou seja, é uma rotina de treino muito pesada.”
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Bittencourt, o Tiro com Arco vem se consolidando em Maricá. Visto que o município já sediou o Campeonato Brasileiro e agora recebe o Sul Americano.
“Temos o melhor arqueiro do Brasil que é o Marcos Vinícius. Então cabe a nós ampliar e incentivar cada vez mais essa modalidade.”
Assim, o secretário Felipe ainda reforçou a importância de realizar um evento desse porte aqui na cidade.
“É um esporte diferente, que poucas pessoas têm a oportunidade de acompanhar ao vivo e aqui na praça central. Fazemos um evento grandioso aqui é muito importante.”
Projeto da Prefeitura de Maricá com a confederação de Tiro com Arco
Alguns atletas, como Ana Marcele foram descobertos através do projeto da Prefeitura de Maricá em parceria com a confederação de Tiro com Arco. Nesse projeto, profissionais da área foram em unidades da rede de ensino municipal em busca de atletas e de pessoas interessadas em aderir aos treinamentos para se tornar um atleta de Tiro com Arco.
A Prefeitura de Maricá também cedeu o espaço para a realização do centro de treinamento, onde os atletas pudessem treinar. Semelhantemente, também compraram os equipamentos necessários, como os arcos.
O atleta Bernardo Oliveira, morador de Brasília, falou que é sempre uma emoção poder competir em seu país. Principalmente, quando o evento é de alto nível e imita o padrão mundial das Copas do Mundo e Olimpíada, com tiro alternado, com telão e narração, pois serve como treinamento para outras competições.
“Levo como preparação para a Copa do Mundo e outros eventos importantes”.
Enfim, veja também: Atletas do Tiro com Arco de Maricá: entrevista M1NewsTv