Salão Estadual do Turismo: Maricá presente
Salão Estadual do Turismo do Rio de Janeiro reúne profissionais visando a aproximação das cidades do interior à Capital do RJ
Após oito anos, o Salão Estadual do Turismo do Rio de Janeiro está de volta. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur RJ), acontece do dia 22 a 25 de agosto. Ele visa reunir profissionais do turismo, estudantes, turistas, empresários e público em geral, no Armazém 2 do Píer Mauá. E, acontece, simultaneamente, com o Rio Gastronomia.
Dessa maneira, no espaço, serão reunidas 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro, entre elas o Município de Maricá.
Portanto, conheça as 12 regiões que estarão no evento e tudo o que elas tem a oferecer:
- Águas do Noroeste;
- Agulhas Negras;
- Baixada Verde;
- Caminhos Coloniais;
- Caminhos da Mata;
- Caminhos da Serra;
- Costa Doce;
- Costa do Sol;
- Costa Verde;
- Metropolitana;
- Serra Verde Imperial e
- Vale do Café.
De fato, esta é a primeira vez que o município de Maricá está presente no evento – visto sua recente inserção no mapa do turismo brasileiro -, e integra os municípios participantes do CondeTur, a saber; Conselho de Turismo da Região Costa do Sol. Desse modo, Maricá está à frente da porta de entrada para a promoção e estruturação de suas atividades turísticas.
Atrativos oferecidos no evento
O público que participar da feira terá acesso a grande diversidade de atrativos oferecidos por essas cidades. Entre eles:
- atrativos turísticos;
- artesanato;
- produtos típicos;
- dança;
- e música.
Pois, o intuito é aproximar as cidades do interior à Capital. Antes de mais nada, a estimativa é de que, pelo menos, 30 mil pessoas passem pelo Salão. Logo, serão quatro dias de muito aprendizado. ㅤ
Secretário de Turismo do Rio de Janeiro
De acordo com Otávio Leite, Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, o retorno do Salão Estadual de Turismo será importante para que o público conheça as maravilhas do interior do Estado do Rio de Janeiro; e, haja um intercâmbio entre o consumidor da capital e do interior.
ㅤ
O Salão Estadual do Turismo é um esforço concentrado num ambiente bem lúdico. É uma organização que há mais de 8 anos não acontecia, que nos dará a oportunidade de termos, num mesmo lugar, a presença de todos os setores de regiões importantes, apresentando suas atrações, mostrando os pacotes que podem ser consumidos, enfim, movimentando o turismo para o consumidor da Capital e do interior. Será uma grande festa onde o público vai poder conhecer mais sobre as maravilhas do interior do Estado do Rio de Janeiro.
ㅤ
Contudo, além desse intercâmbio cultural, o intuito do evento é estimular a ampliação da oferta turística fluminense e a integração de ações entre os setores público e privado. E, além disso, fazer com que os turistas conheçam as opções que o Estado do Rio de Janeiro tem para ofertar na área do turismo, valorizando a riqueza dos segmentos, identidades e peculiaridades regionais.
Salão Estadual do Turismo do Rio de Janeiro – “Espaço do Conhecimento”
A princípio, no Salão, será criado um espaço com auditório com capacidade para 200 lugares. Sob os cuidados da Setur, Sesc, Sebrae e Senac, o “Espaço do Conhecimento”, receberá profissionais e estudantes da área de turismo para assistir as 18 palestras. Primeiramente, o secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite, fará a abertura oficial do Salão do Turismo.
De acordo com o secretário, o Salão do Turismo é um evento onde os profissionais de turismo tem a oportunidade de se aperfeiçoarem profissionalmente. Pois, além de conhecerem as novidades ofertadas pelos municípios do interior, podem estreitar laços com os gestores municipais e participarem de palestras.
Assuntos abordados:
Entre os assuntos que serão abordados, no “Espaço do Conhecimento”, estão:
- “Marketing de Conteúdo Aplicado ao Turismo”;
- “Tendências de mercado no setor de Turismo”;
- “Airbnb x Hotelaria Tradicional”;
- Turismo étnico ecológico;
- Turismo de experiência;
- e turismo ecológico.
Contudo, as últimas mudanças ocorridas na infraestrutura e mobilidade no Rio de Janeiro, e alguns dos efeitos para moradores e turistas serão debatidos no tema “Turismo, cidade e mobilidade: um olhar sobre o Rio de Janeiro”.
Inscrição:
A saber, para participar do evento no Salão Estadual do Turismo e também das palestras não precisa pagar nada.
Com efeito, é necessário se dirigir à entrada do auditório e informar a palestra que deseja assistir. Assim, a inscrição será realizada no ato, dependendo da existência de vagas. Entretanto, você pode antecipar sua entrada e inscrever-se nas palestras no site. Clique aqui.
Enfim, veja também: Jubileu de prata do GAM: chuva e arte em abundância