88 anos de cuidado: Hospital Conde Modesto Leal comemora trajetória de dedicação à saúde
Unidade é referência em atendimentos de urgência e emergência na cidade, contando com centros pediátrico e materno para qualificar o acolhimento. Só em 2024, mais de 200 mil pessoas já passaram pelo local
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, comemora nesta sexta-feira (06/12) os 88 anos do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, principal unidade da rede de Urgência e Emergência da cidade. O espaço atua com demanda espontânea (livre procura) e funciona 24 horas, com mais de 200 mil atendimentos realizados somente neste ano, o que reforça a sua importância para salvar vidas e promover o bem-estar da população.Um dos destaques da unidade hospitalar é o Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, inaugurado em dezembro de 2022, que oferece um espaço ampliado e qualificado para o atendimento infantil, com humanização e estrutura completa. No local, quatro consultórios, sala de medicação, lactário, área para atividades lúdicas, dez leitos pediátricos, dois de isolamento e três voltados ao trauma — onde são estabilizados os pacientes mais graves.Além disso, o hospital conta com o Centro Materno Dr. Alberto Luiz Machado Borges (Dr. Albertinho), referência em maternidade no município, que foi reestruturado e entregue em dezembro de 2023, disponibilizando assistência de qualidade às gestantes, puérperas e recém-nascidos. O setor possui espaço de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), dois consultórios, alojamento, acompanhamento neonatal, unidade intermediária de internação neonatal, posto de enfermagem, assim como salas de classificação de risco, medicação, espera e acolhimento.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, ressaltou o papel fundamental do Hospital Conde Modesto Leal, que é parte da história e do bem-estar da cidade.
“O Hospital Municipal Conde Modesto Leal chega a 88 anos de milhares de vidas salvas e atendimentos de qualidade. A unidade faz parte do desenvolvimento e crescimento de Maricá, por isso cresce continuamente em estrutura e assistência para acolher às novas demandas. Parabéns a todos os profissionais que integram a história da principal referência em urgência e emergência na cidade”, afirmou.
Para Marcelle Resende, diretora de enfermagem do Hospital Conde Modesto Leal, a evolução da unidade representa uma trajetória bem sucedida, com profissionais comprometidos em humanizar os atendimentos.
“É com muito carinho que relembro da trajetória do Hospital Conde Modesto Leal como profissional de enfermagem. Atuo no local há 13 anos e reafirmo que nossa equipe é qualificada e comprometida, e isso vai além do simples cuidado clínico. Trabalhamos para oferecer um ambiente acolhedor e atencioso a todos, buscando promover a saúde e bem-estar aos pacientes de forma completa”, garantiu.
Melhorias estruturais e operacionais
Atualmente, o Hospital Conde Modesto Leal está passando por uma ampla reforma na área da emergência, com o objetivo de expandir a capacidade de atendimento e qualificar a infraestrutura local, garantindo mais eficiência no cuidado aos pacientes. As melhorias incluem a readequação e modernização da recepção da unidade, que terá sala de espera ampliada, salas reformadas, novos consultórios, leitos e banheiros.
Outro avanço relevante é a aquisição de um tomógrafo, aparelho essencial para a realização de exames diagnósticos, que opera 24 horas. Com isso, é qualificada a assistência de urgência e emergência, com diagnósticos mais precisos e ágeis.
O diretor técnico do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, Thiago Keiy Sugimoto, apresentou os avanços significativos realizados na unidade, além do compromisso com o bem-estar dos pacientes.
“As melhorias que estamos implementando no Hospital Conde Modesto Leal reafirmam o compromisso da unidade em oferecer serviços de saúde de qualidade, alinhados às demandas da população. Continuamos trabalhando para aprimorar nossas estruturas e processos, sempre em prol do bem-estar dos pacientes”, concluiu.