1º Encontro de Farmacêuticos de 2023 é marcado por troca de experiências entre os profissionais
Evento contou com apresentação de ações desenvolvidas nas USF para o cuidado humanizado
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (10/04), o 1º Encontro de Farmacêuticos de 2023, reunindo dezenas de profissionais da área para o compartilhamento de experiências e de atividades desenvolvidas na rede municipal de saúde. O evento ocorreu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e apresentou iniciativas com atuação do farmacêutico na Atenção Primária e Especializada, como o hiperdia e os programas de saúde da mulher, de combate ao tabagismo, de enfrentamento à tuberculose/hanseníase, de combate às IST/HIV e hepatites virais, além do Saúde Justa.
O encontro foi fundamental para aproximar os farmacêuticos que trabalham nos quatro distritos da cidade, mostrando a importância dessa categoria e ações efetivas construídas coletivamente para o cuidado efetivo e humanizado dos usuários. Durante a programação, foram destacadas iniciativas desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família (USF) Carlos Marighella, Santa Paula, Chácara de Inoã, Guaratiba, Central, Inoã 2, Ponta Grossa, Recanto, dentre outras.
Erica Amaral, coordenadora de farmácia do município, garantiu que o encontro tem um papel mobilizador, ressaltando o impacto do trabalho dos farmacêuticos no cotidiano da população.
“Agradeço o empenho de cada farmacêutico que esteve presente no evento, profissionais que fazem a diferença no cuidado aos usuários. Esse encontro mostra que estamos no caminho certo, com farmacêuticos humanizados e integrados às equipes das unidades, o que é motivo de orgulho. Um trabalho que dá certo graças a dedicação de todos e, por isso, nossas metas estão sendo cumpridas”, afirmou.
Avanços na área de farmácia em Maricá
O momento de troca de experiências entre os farmacêuticos também contou com a presença de membros do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ). Eles entregaram kits aos participantes, explicaram os serviços oferecidos pelo conselho, o processo de fiscalização do órgão, além de esclarecer dúvidas.
Camilo Carvalho, presidente do CRF/RJ, elogiou as iniciativas na área no município, algo que impacta nos serviços oferecidos.
“Parabenizo a cidade de Maricá pelo trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido nessa área. Entendemos que a atuação do farmacêutico junto a uma equipe multidisciplinar só tem a crescer, proporcionando um SUS melhor. Assim, teremos um atendimento mais humanizado à população e o conselho está à disposição para contribuir nisso”, pontuou.
Durante o encontro, os presentes também celebraram conquistas recentes, como a descentralização da dispensação de medicamentos controlados nas USF e a ampliação no número de profissionais. Ana Cláudia Alves, de 43 anos, é farmacêutica em Maricá desde 2005 e aprovou o encontro, que simboliza um novo momento para a saúde municipal.
“Esse evento foi um momento muito marcante para mim, observando o quanto avançamos no último ano. Atualmente, temos farmacêuticos em cada unidade e isso promove mudanças na vida dos moradores, estando mais próximos e entendendo as demandas desses usuários. Assim, mostramos a importância do SUS e atuamos para resolver as necessidades de cada um”, concluiu.
Foto: Divulgação