10ª Conferência Municipal de Saúde começa neste sábado (18/03), com diálogos importantes sobre o SUS

Compartilhe essa matéria:

Evento é aberto ao público e acontece no CEPT Zilca Lopes da Fontoura com debates de propostas para qualificar os serviços de saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), com apoio da Secretaria de Saúde de Maricá, promove neste sábado (18/03), a partir das 8h, o primeiro dia da 10ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro tem o objetivo de discutir propostas efetivas para fortalecer e otimizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, com programação diversificada sobre o tema “Defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia!”. A conferência acontece no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura e é aberta ao público, com inscrições diretamente no local e dia da atividade.

 

O evento começa com credenciamento e café da manhã coletivo. Às 9h30, tem início a mesa plenária de abertura, contando com a participação do prefeito Fabiano Horta; Solange Oliveira, secretária de Saúde; Bruno Lougon, presidente do Conselho Municipal de Saúde; além de quatro palestrantes e um membro do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

 

Às 10h30, será a vez da primeira palestra abordando o eixo temático “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”, seguindo com um momento para perguntas e respostas. Às 11h10, a enfermeira Solange Belchior apresenta o segundo eixo, denominado “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, continuando, às 11h50, com a exposição “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, realizada por Luana Duarte, subsecretária da Rede de Atenção à Saúde.

 

Às 13h40, a programação retorna com uma fala da conselheira Denise Marchon, voltada aos pacientes oncológicos. Às 14h, Shirley Linhares, superintendente de Atenção Primária da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), propõe reflexões sobre o eixo final, chamado “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, sendo seguida pelos grupos temáticos. Às 16h, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III) encerram o primeiro dia do encontro, com o espetáculo “Delírios em Cena”.

 

Conferência é um espaço de diálogos plurais e novas ideias

 

A 10ª Conferência de Saúde é um evento que tem como essência a garantia da participação popular e do controle social, auxiliando na elaboração de políticas públicas efetivas e integradas às demandas da população, o que contribui para a qualificação dos serviços de saúde do município. O encontro une o Conselho Municipal de Saúde, gestores e a população em geral, contando com palestras sobre temas atuais e importantes para o fortalecimento do SUS. Além disso, há grupos de discussão divididos por quatro eixos temáticos e, por fim, serão votadas propostas para serem aplicadas na saúde de Maricá.

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: