Maricá amplia funcionamento da Casa da Mulher e promove roda de conversa sobre violência de gênero
Encontro marca anúncio de funcionamento 24h da Casa da Mulher nos fins de semana e feriados
A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres e de Segurança Cidadã, realizou nesta terça-feira (29/04) uma roda de conversa na Casa da Mulher, no Centro, com o objetivo de fortalecer o diálogo interinstitucional sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
O encontro reuniu agentes da Patrulha Maria da Penha, Deam de Niterói, Guarda Municipal, Polícia Militar e o delegado Cláudio Oliveira, da 82ª DP (Maricá). Durante o evento, foi anunciado que a Casa da Mulher passará a funcionar 24 horas durante fins de semana e feriados, além de oferecer acolhimento fora do horário comercial.
Rede de apoio ampliada
A roda de conversa discutiu a integração entre os órgãos de segurança, as formas de acolhimento às vítimas e os papéis institucionais no atendimento às ocorrências. A proposta é garantir mais efetividade e humanidade nas respostas à violência de gênero, fortalecendo a rede de apoio às mulheres da cidade.
“Promover esse tipo de diálogo é essencial para alinhar ações, fortalecer a rede de apoio às mulheres e valorizar o trabalho das profissionais de segurança que atuam diretamente nesse contexto”, destacou Ingrid Caldas, secretária de Políticas para Mulheres.
“A integração entre as forças de segurança e as políticas públicas é fundamental. Que as rodas de conversa também cheguem às escolas, como forma de alerta e conscientização”, afirmou Julio Veras, secretário de Segurança Cidadã.
Compromisso com a proteção das mulheres
A atividade integra uma série de ações permanentes da Prefeitura de Maricá voltadas à prevenção da violência contra a mulher e à promoção da equidade de gênero, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas eficazes e humanas.