xi Maricanto encontra 2019

XI Maricanto Encontra – Encontro de Corais em Maricá

Compartilhe essa matéria:

XI Maricanto Encontra – Encontro de Corais em Maricá em 2019

Neste sábado, 24/08, acontecerá o XI Maricanto Encontra, o encontro de corais, em Maricá. Assim, o encontro acontecerá às 15:00 h, na Igreja Matriz N. Sra. do Amparo, no centro de Maricá.

A saber, o Coral Maricanto existe há 25 anos e é um coral comunitário que apresenta repertórios variados. Sendo assim, eles apresentam peças populares, renascentistas, MPB, sacras e outras. Em sua décima primeira edição, o Maricanto Encontra, é um evento considerado como referência no meio musical do Estado do Rio de Janeiro.

Xi Maricanto Encontra
Programação do XI Maricanto Encontra/2019

 

Entre os participantes deste encontro de corais estarão presentes:

  • Coral Allons Chanter (N. Friburgo);

Primeiramente, foi criado em 2001 por algumas alunas que estudavam francês na Aliança Francesa de Nova Friburgo. Visando cantar e divulgar a língua francesa através de suas lindas canções. Assim, o músico Alfredo José Monteiro da Cunha, foi convidado e se tornou o responsável por criar e reger o coral. Este coral é composto apenas por mulheres. Sendo assim, em 2016, o Coral Allons Chanter lançou seu primeiro CD – PAYSAGES. É um coral que já possui 18 anos de experiência, muitos trabalhos e sucesso.

  • Grupo vocal Boca Que Usa (Niterói);

Este grupo foi criado com o objetivo de estudar e divulgar a música coral através de um trabalho inovador de direção musical compartilhada e de uma pesquisa criteriosa de seu repertório. Por isso, o Grupo vocal Boca que Usa se destaca pelas premiações que recebeu em concursos corais latino-americanos e europeus. Recentemente, em 2014, o grupo conquistou medalhas de ouro nas duas principais categorias (música sacra e música erudita). Através de sua participação no concurso Internacional de coros de Calella, “Canta al Mar”. Logo após, em 2017, o grupo ganhou medalhas de prata nas duas principais categorias (música sacra e música erudita) do Grand Prix of Nations, na cidade de Riga, na Letônia. Atualmente, o grupo irá defender o Brasil, em outubro, no concurso internacional de coros de Riva del Garda, na Itália.

  • Coral Ex-cêntrico – CEN (Niterói);

O Coral Ex-cêntrico foi formado em 1996 por alunos que interessados pelo estudo da música se organizaram com a regência do maestro Ermano. No entanto, o grupo ficou conhecido como LAETARE. Porém, em 2010 eles adotaram o nome Ex-cêntrico. A referência do nome veio através de “Excêntrico” ter sido o nome dado ao primeiro coral formado por ex-alunos do CEN no final dos anos 80.

Atualmente, o grupo é composto por 18 integrantes e regido por Luiz Carlos F. Peçanha. Então, o grupo possui no currículo diversas apresentações sendo uma delas na Alemanha. E, possui em seu repertório peças da renascença, barroco, romantismo e conta, também, com compositores brasileiros

  • Madrigal Illuminare – CMN (Niterói);

O Madrigal Illuminare foi formado no início de 2019 com alunos do Conservatório de Música de Niterói. Este Conservatório é uma instituição centenária, fundada em 1914 com o objetivo difundir a música de concerto. Sendo assim, o Madrigal Illuminare, tem a finalidade de executar peças vocais polifônicas, com foco no renascimento. Portanto, o grupo é formado por Cecília Saraiva, Julia Serra, Amanda Mello, Clara Bravo, André Prata, Paulo Vivas e Rodrigo Loos. A saber, Rodrigo Loos. é o regente do Madrigal Illuminare.

  • Coral Maricanto (Maricá)

O Coral Maricanto existe há 25 anos, é um coral comunitário e possui repertórios bem variados. Entre seus repertórios estão: peças populares, renascentistas, spirituals, MPB, sacras, etc. Com isso, o Coral Maricanto possui em seu currículo grandes apresentações inclusive em emissoras de tv.

Atualmente, o grupo também é responsável pelo Maricanto Encontra. Assim, neste ano, ocorrerá a decima primeira edição do evento, XI Maricanto Encontra. A saber, é importante ressaltar que mesmo na condição de coro independente, em toda a sua existência, o Coral Maricanto jamais interrompeu seus ensaios regulares. O grupo possui como regente o maestro Eduardo Lanes que foi um dos responsáveis também por fundar o GAM (Grupo de Artistas de Maricá).

Assista o vídeo abaixo e conheça Eduardo Lanes e o Coral Maricanto.

 

Então, venha participar do XI Maricanto Encontra porque além de ser um projeto feito através da dedicação e do amor de todos os evolvidos, ele é também um projeto enriquecedor que traz muita cultura para a nossa região.

 

Enfim, veja também: Bondosa terra de Maricá pelas lentes da M1News

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: