Maricá um pomar

Um pomar plantado em Maricá e o Dia da Árvore

Compartilhe essa matéria:

Sem dúvida que o Dia Mundial da Árvore teve sua comemoração antecipada em Maricá. Para celebrar esse dia (21/09), foi lançado nessa sexta-feira (20/09) o projeto Maricá um Pomar. Assim, o objetivo do programa é plantar nas vias públicas de toda a cidade, até o final do ano, cerca de 12 mil mudas de árvores frutíferas. De fato, árvores como acerola, pitangueira, goiabeira, jabuticabeira, entre outras espécies.

O pontapé inicial aconteceu em Araçatiba, onde o prefeito Fabiano Horta e Júlio Carolino, secretário de Agricultura Pecuária e Pesca iniciaram este projeto. Certo que  participaram  alunos do 6º e 7º anos do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro. Subsequentemente,  os bairros de São José do Imbassaí e Itaipuaçu também serão  contemplados com o projeto.

Um pomar, o primeiro de muitos…

De acordo com o Prefeito Fabiano Horta:

“A nossa ideia é poder disseminar pela cidade o cultivo e o plantio de árvores frutíferas nos parques urbanos. Ou seja, cultivar no município uma cultura em que é possível ter a presença de uma dimensão do meio ambiente muito viva na cidade. E, acima de tudo, dar uma produção que gere frutos e vida para Maricá”.

O prefeito adiantou que a Praça Emilton Santos, ponto de partida para a ação, será transformada em um Parque Agroecológico Urbano. Ou seja, um parque repleto de plantações consumíveis como capim-limão, rama de aipim, mudas de laranja, tangerina, louro, entre outras espécies.

E completou:

“É preciso que cultivemos, produzamos e façamos nascer da terra a riqueza e vida para as pessoas. E esse contato com a natureza e com o plantio tranquiliza a alma humana, faz pensarmos a vida diferente. Estamos num tempo muito acelerado pelos avanços tecnológicos que precisa ser colocado junto com o tempo real da biologia. Além disso, a natureza nos ajuda a nos aproximar desse tempo”.

De acordo com Júlio Carolino, o intuito do programa Maricá um Pomar é devolver para a cidade as frutas que existiam no passado.

“Existem na cidade várias ruas com nome de árvores frutíferas e realmente vamos ter frutos. Por exemplo, Rua dos Limoeiros, vai ter limão; Estrada dos Abacateiros, vai ter abacate”, pontuou.

 

Maricá um pomar

Iniciativa foi bem avaliada 

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, considera um marco a iniciativa e acrescentou:

“Quando minha avó era viva ela falava: Por que ao invés de plantar uma árvore que não dá furta, se plante uma que dê fruto para poder atrair os pássaros e borboletas e ainda alimentar quem está passando?”

A diretora do Joana Benedicta Rangel, Wanda Timóteo, destacou que esse momento ficará marcado na lembrança de seus alunos.

“Estamos muito felizes em fazer parte da história que vai perpetuar na vida dos estudantes. Fico pensando nesse aluno que está aqui hoje plantando e contando esse dia histórico para os seus filhos e netos. Que essa história viva eternamente!”, frisou.

A iniciativa também foi aprovada por moradores, pais de alunos e alunos presentes no evento.

Ao término do evento foram distribuídas água, água de coco, salada de frutas e produtos cultivados na fazenda Ibiaci, no Espraiado, como a famosa carne de jaca e o aipim cozido.

Em suma, para a plantação das mudas foram usados aproximadamente três toneladas de terra com adubo natural. Além disso, um caminhão pipa d’água para a rega.

Enfim, veja também

 

Maricá um pomar e o Dia da Árvore

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: