Turma da Monica na FLIM

Turma da Mônica na abertura da Festa Literária de Maricá (FLIM)

Compartilhe essa matéria:

Muito movimento na abertura da Festa Literária de Maricá 

Maricá abre oficialmente a sua Festa Literária (FLIM), e este ano, além de reis, rainhas e princesas, também esteve presente a turma da Mônica. Antes de mais nada, a 4ª edição da Festa Literária de Maricá (FLIM) foi aberta oficialmente na manhã dessa quarta-feira (24/10). 

 

Desde já, a Festa Literária está repleta de livros e atividades importantes e com números significativos, a saber:

  • mais de 50 mil títulos diferentes,
  • cerca de 500 mil exemplares e
  • 20 estandes

 

 

Assim também, haverá palestras, na tenda “Café Literário”, a saber, da escritora Thalita Rebouças (sexta, dia 26, às 15h). Além disso, estão previstas apresentações de teatro e contação de histórias no espaço “Maricá no Mundo da Leitura.”

Assim, a solenidade de abertura pelo prefeito Fabiano Horta aconteceu na tenda “Café Literário”, com as presenças importantes do mundo infantil. De fato, reis, rainhas, princesas e a Turma da Mônica também compareceram e tiraram muitas fotos com as crianças. Ademais, em seu discurso, Fabiano Horta afirmou que a FLIM hoje pertence à cidade de Maricá.

“A feira vai dar seus frutos no amanhã, vai frutificar na consciência de quem frequenta. Estamos semeando um futuro libertário, não há limites para o poder transformador de eventos como esse, que não distingue pessoas. A FLIM é um grande espaço de saber.”

 

 

Bonecos de pano, representando a diversidade das crianças, foram confeccionados pelos alunos do 1º ao 5º anos da E.M. Marisa Letícia Lula da Silva. Esses alunos que compõem o grupo ‘Saberes e Sabores’, juntamente com o prefeito, declararam a abertura da FLIM. Neste dia, foi intensa a presença dos estudantes de Maricá.

Além da Turma da Mônica, dos reis e rainhas, quem pode participar da FLIM?

De fato, todos e todas as escolas da rede municipal de ensino podem participar nos sete dias de evento. Além disso, os alunos  utilizarão os vouchers distribuídos nas unidades para comprar seus livros preferidos. 

 

 

Alunos não somente da E.M. Ataliba Domingues, em Itaipuaçu, como também da E.M. Carlos Manoel da Costa Lima, do Residencial MarighellaItaipuaçu, escolhendo os livros com todo carinho. A FLIM é uma feira muito importante, visto que traz as crianças para o mundo das letras, para uma leitura sadia e verdadeiramente edificante. 

De acordo com a secretária de Educação de Maricá, Adriana Luiza da Costa, a FLIM é um projeto de libertação do pensamento.

 

A Associação Brasileira de Difusão do Livro é parceira da Prefeitura de Maricá na organização e execução do evento e representa as editoras de livros participantes. Um de seus diretores, Roberto Leal, revelou que a meta desta edição é manter ou talvez superar a vendagem obtida em 2017, que chegou a 80% da oferta na praça. 

“Ter uma feira desse porte é uma maravilha para nós, mas também porque incentiva o hábito da leitura.”

Enfim, não se esqueça:

 
 
Dias: até o dia 1° de novembro
Horário: das 8h às 20h
Importante: domingo (28/10), em razão do segundo turno das eleições, não haverá feira.
 
Foto Destaque: Elsson Campos
 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Turma da Mônica na abertura da Festa Literária de Maricá (FLIM)

Comments are closed.