Torneio Intercolegial Games Maricá 2

Torneio Intercolegial de Games de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Torneio Intercolegial (TI) de Games de Maricá

Etapa aberta do projeto Torneio Intercolegial, a saber; TI Games com torneios de Magic, Pokémon Go e jogos de vídeo games. Além disso, bate papo sobre jogos com competidores e YouTubers gamers, Eipedropessoa, Lenonsouza e Medusa. Sem falar, é claro, de jogos de tabuleiro com o professor Anderson Rodrigues e RPG com Jefferson da Editora Lampião Estúdio.  Venham participar! Será no CEU, neste sábado, 23/11, das 13 às 18 hs. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) fica na Rod. Amaral Peixoto – Itapeba, Maricá. 

 

 

A segunda etapa do TI Games (Torneio Intercolegial de Games) de Maricá começou em 06/11. Assim, a competição de videogames conta com a participação de 50 escolas, entre elas escolas públicas e privadas. Então, por meio de disputa, os colégios competem jogando entre si. Acima de tudo, o objetivo é revelar os três melhores times de e-atletas (jogadores profissionais) de Maricá.

O Torneio Intercolegial (TI) Games é uma iniciativa da Codemar, Companhia de Desenvolvimento de Maricá. Sendo assim, ele está sendo realizado com parceria com a Secretaria de Educação e por meio da contratação da For Games. A saber, a For Games é uma empresa que utiliza games como ferramenta de aprendizado e sociabilização.

Como premiação, a escola vencedora ganhará um Game Room. Assim, serão presenteados com equipamentos e mobiliários para a prática de e-sports (esportes eletrônicos), entre seus alunos com idades entre 11 e 18 anos. Além disso, os melhores atletas e os times classificados no segundo e terceiro lugar também receberão prêmios simbólicos.

 

Torneio Intercolegial (TI) – Fase da formação do time representante de cada escola

Torneio Intercolegial

Anteriormente, aconteceu uma competição interna durante para definir os cinco representantes de cada escola participante. Além disso, aconteceram também palestras e oficinas nas escolas para envolver a comunidade escolar no universo de jogos eletrônicos. Por isso, pais, professores e diretores das unidades estão mais informados sobre jogos eletrônicos.

A primeira fase começou em 13 de junho e foi destinada à formação do time representante da unidade. Nela ocorreu a disputa entre os alunos dentro de games apresentados pelos organizadores. Antes de mais nada, todos os alunos receberam o suporte de equipamentos e videogames, envolvendo sonorização amplificada, montagem de displays para televisores e uma equipe de monitores.

Então, a produção do torneio levou todos os recursos materiais e humanos necessários para a realização dessa etapa. Porém, cada escola teve que eleger um professor que ficou encarregado de ser o treinador de sua equipe.

 

Objetivo do Torneio Intercolegial

O Torneio Intercolegial visa provocar uma mudança de comportamento com relação aos jogos eletrônicos dentro das escolas. Desta forma, ele quer que o aluno entenda mais sobre profissões 4.0. Assim, entre elas estão:

  • desenvolvedor de jogos a um e-atleta (atleta de esportes eletrônicos);
  • criador de conteúdo (Youtuber).

Por isso, utilizando jogos aleatórios, criados pelos organizadores, visa contribuir ainda para estimular a sociabilização; competências socioeconômicas; colaboração; liderança e autocontrole. No entanto, utiliza-se da proposta de manter os alunos aquecidos e em desenvolvimento para a próxima fase onde a competição será mais intensa.

Segundo Telma Antunes, professora de Educação Física e das disciplinas de empreendedorismo, no Colégio Estadual Elisiário Mata, no Centro, os alunos aguardam ansiosos pela próxima etapa do torneio.

“Nossos alunos aguardam ansiosos a nova etapa do torneio, sonhando com a conquista da sala de jogos para a nossa escola”.

De acordo com Thelma o colégio conseguiu muitas curtidas e compartilhamentos na página do Facebook da competição. E, seguindo o critério da organização, a unidade ganhou a oportunidade de poder formar dois grupos representantes dela.

“A tecnologia é uma aliada em sala de aula e precisamos ter um olhar diferenciado para este recurso tão valioso. As profissões digitais são as que mais crescem atualmente e este evento, com certeza, mostrará caminhos e novas oportunidades para os discentes”.

 

Segunda etapa do Torneio Intercolegial

Nesta segunda fase o Torneio Intercolegial foi dividido em 24 eventos de disputa entre as escolas. Assim, serão selecionados 16 times finalistas. Parte dos torneios, um total de 20 eventos, acontecem dentro dos ginásios das escolas preparados para receber o torneio. Já os outros torneios, ao todo quatro, são promovidos nas arenas Flamengo e do CEU, na Mumbuca. Apesar da participação dos times não ser obrigatória, por conta do calendário escolar, a participação contará pontos para a classificação final.

O evento contará também com a presença de Youtubers e profissionais da indústria de jogos eletrônicos no dia 23/11. Então, a participação dos times também contará pontos para a classificação.

Já no dia 30/11, no CEU, acontecerá um evento aberto ao público com o intuito de promover interação entre pais, filhos, professores e toda a comunidade interessada no mundo dos games.

Segundo Victor Prado, game designer, o evento contará neste dia com gincanas, atividades e sorteios. Além disso, os pais poderão se informar um pouco mais.

“Vão ter gincanas, atividades e sorteios para os participantes. Os pais podem aproveitar para tirarem dúvidas sobre esse universo, perguntar sobre vício, violência, conteúdos dos games, jogos que ensinam e estimulam. Ou seja, vai ser um dia bem lúdico focado em aproximar as pessoas que não jogam e querem entender mais sobre esse universo”.

 

Final do TI Games

 

No próximo mês, em dezembro, ocorrerão as semifinais e finais do torneio. Elas acontecerão em dias diferentes do final de semana. Sendo assim, dezesseis times jogarão em modo contínuo, em sistema melhor de cinco, e os empates serão disputados em mata-mata.

A saber, só avançarão para a final as quatro equipes com melhor pontuação. Logo depois, elas disputarão o primeiro e segundo lugares através também do sistema melhor de cinco. E, se houver empate, desempata através do mata-mata.

A premiação será realizada no mesmo dia e local da disputa com a presença de autoridades, imprensa e convidados do torneio.

Se você gosta de games, quiser aprender um pouco mais sobre o assunto ou simplesmente acompanhar, saiba que as partidas finais do TI Games vão ser jogadas em um auditório neutro e transmitidas pela internet em tempo real (live, via Youtube e Facebook). Então, você poderá acompanhar de casa.

Então, vamos acompanhar o Torneio Intercolegial e torcer para que os jovens de Maricá façam uma bela disputa.

 

Enfim, veja também: Games Bíblicos

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: