Tapeceiras do Espraiado Legado de Madeleine Colaço

Tapeceiras do Espraiado – Legado de Madeleine Colaço

Compartilhe essa matéria:

Sem dúvida, vamos conhecer as Tapeceiras do Espraiado. Inicialmente, o Ateliê da Tia Ilma. Em seguida, conheceremos um pouco de Madeleine Colaço e o Ponto Brasileiro. Logo depois, seremos apresentados a José Pereira, artista e tapeceiro. Ouviremos o apelo das Tapeceiras, um convite e finalmente, um pedido de ajuda. Pedido de ajuda para sobrevivência da arte. Pedido endereçado a todos e à Prefeitura de Maricá, Secretarias de Turismo, de Cultura e de Desenvolvimento Econômico. Na conclusão, apresentação do “Samba” do “Ponto Brasileiro”. Confira.

A M1News foi no Ateliê da Tia Ilma e apresenta uma entrevista cheia de amor e dedicação das eternas meninas que, hoje senhoras, ainda querem transmitir o legado de Madeleine Colaço.

O Ateliê da Tia Ilma

Ateliê José Pereira Lima da Costa Neto (Ateliê da Tia Ilma), Rua Duas Águas, 25, Espraiado, Maricá. Este é o endereço das Tapeceiras do Espraiado. De fato, as tapeceiras que aprenderam a técnica do Ponto Brasileiro com Madeleine Colaço e que buscam manter viva a arte dessa técnica reconhecida internacionalmente. Antes de mais nada, o local fica a poucos quilômetros do centro de Maricá (RJ). 

Então, no Ateliê da Tia Ilma encontramos os trabalhos feitos pelas Tapeceiras do Espraiado, coordenadas pela artesã Ilma Macedo e pelo artesão e artista plástico De Miranda. 

Assim, veja na primeira parte de nossa entrevista, Tia Ilma contando sua história e de suas amigas, a saber, Vera Lúcia, Cecília e Lourdes. Semelhantemente, tia Ilma explica a técnica de produção das peças.

 

Madeleine Colaço

 
Antes de mais nada, Madeleine Colaço é uma artista brasileira naturalizada que nasceu na França. De fato, suas obras foram exibidas no Brasil e no exterior, tendo percorrido mais de 20 países. Em suma, ela tornou a arte brasileira conhecida internacionalmente, sendo assim, o trançado único de Madeleine Colaço figura em coleções particulares de reis, embaixadores e presidentes. Consequentemente, Madeleine recebeu em 1987, a comenda da Ordem de Rio Branco, a saber, uma distinção por  obras relevantes. Entretanto, sua obra não se resume à tapeçaria, mas também à fundação da Escola Thomaz Colaço, centro de ensino profissionalizante voltado à alfabetização. Semelhantemente, criou um ateliê de tapeçaria para mulheres de todas as idades.
 

O “Ponto Brasileiro”, ou “Samba”ou “Brazilian Point”  

O “Ponto Brasileiro” ou “Samba” foi criado na década de cinquenta por Madeleine Colaço. A artista costumava chamar o ponto de ‘samba bordado’, porque, para ela:
 
“a agulha se tornava um pandeiro”.
 
Acrescente-se que, seus trabalhos possuem os aspectos típicos da natureza do Espraiado. Sim, de fato, seus trabalhos retratam em cores a magnífica flora e fauna local, muitas vezes, em misturas ousadas de cores.
 

Conheça José Pereira, artista e artesão, também Tapeceiro  do Espraiado

Nesta segunda parte de nossa entrevista, Tia Ilma apresenta os trabalhos primorosos e sensíveis de seu filho, José Pereira.

Tapeceiras
José Pereira e suas obras de arte.

Além disso, Tia Ilma relata que seu filho aprendeu a técnica aos cinco anos de idade, sozinho, apenas observando-a trabalhar. Muito emocionada, a artesã confirma que essas peças serão mantidas no acervo do artista, que está em construção.

 

 

O primeiro apelo das Tapeceiras do Espraiado

As pequenas mãos das meninas de sete e oito anos se transformaram em mãos cheias de sabedoria e técnica. Entretanto, essas mãos, ainda não tão cansadas e calejadas pelos anos longos de agulha e lã, buscam levar para outras mãos mais jovens o seu saber. Essas mãos lutam para transmitir um legado histórico, repassar o “Ponto Brasileiro Que Deu Samba” a uma nova geração. Sim, de fato, hoje poucas pessoas conhecem essa técnica, que não é um simples artesanato… é uma obra de arte reconhecida internacionalmente e não conhecida pela maioria dos brasileiros. 

Nesta parte de nossa entrevista, Tia Ilma faz um apelo para que esse trabalho não se perca. Sim, as mãos não estão cansadas a ponto de não poderem repassar para outra geração a arte aprendida. Pelo contrário, são mãos ansiosas e vozes aflitas que solicitam incentivo para a transmissão desse conhecimento.

 

 
 

Maricarnaval Inverno 2019 – Alexandre Oliveira e a importância do enredo do GRES Inocentes de Maricá

Em entrevista à M1News, em fevereiro deste ano, Alexandre Oliveira, presidente do GRES Inocentes de Maricá, relata sua sedução pelo enredo do Maricarnaval de Inverno, julho de 2019. A saber, uma história que o maricaense não conhece, o enredo é “Madeleine Colaço e o Ponto Brasileiro … Que Deu Samba!!!” da carnavalesca Beth Morgado. Alexandre comenta também da importância da divulgação dos eventos do Espraiado de Portas Abertas, agregando o resgate de nossa cultura e história. Veja aqui.

 

 

Convite para Escola de Samba Inocentes de Maricá visitar as Tapeceiras do Espraiado

Madeleine Colaço e o Ponto Brasileiro Que Deu Samba, este é o enredo da Escola de Samba Inocentes de Maricá para o Maricarnaval. Entretanto, Tia Ilma informa que ainda não recebeu a visita dos representantes da escola. Assim, ela os convida para conhecerem de perto a continuidade do trabalho de Madeleine Colaço.
Logo após, tia Ilma lembra que seu filho, José Pereira, era um grande carnavalesco.
Então, este é o convite: Espraiado está de portas abertas para receber a Inocentes de Maricá no Ateliê da Tia Ilma.

Veja o convite:

 

Estas serão as últimas Tapeceiras do Espraiado? 

Ilma Macedo, de 66 anos, a “Tia Ilma”, aprendeu a técnica aos 9 anos de idade com a própria Madeleine Colaço. Além disso, ela coordena uma pequena equipe de tapeceiras que resistem às dificuldades para manter a arte da tapeçaria do Espraiado viva. 
De acordo com a Tia Ilma: 
 
“Eu chegava da escola e corria para aprender a arte da tapeçaria com Madeleine Colaço. Hoje o meu objetivo é cultivar essa cultura. Não podemos deixar isso acabar”.
A equipe do ateliê é composta por apenas essas quatro artesãs que se dedicam na produção das tapeçarias, a saber, Tia Ilma, Vera Lúcia, Cecília e Lourdes. Dependendo do tamanho, uma única peça pode levar até 5 meses para ficar pronta, isso com todas trabalhando juntas, pois todo o processo é manual. Segundo Tia Ilma, já foram produzidas peças de até 2,40 metros quadrados, entretanto são as menores que possuem melhor possibilidade de comercialização. Com efeito, as meninas também enfrentam outro problema – a desistência do trabalho por falta de comercialização. Por este motivo, nesta parte da entrevista, as meninas/mulheres corajosas pedem ajuda à Prefeitura de Maricá, à Secretaria de Turismo, como também à Secretaria de Cultura. Elas precisam de uma maior divulgação do trabalho. É imprescindível uma ajuda para que elas consigam comercializar as peças arduamente produzidas.
 

 
 
Afinal, estas serão as últimas Tapeceiras do Espraiado?  Em suma, vamos permitir e assistir a este lamentável fim?
Não! As Tapeceiras do Espraiado não podem ficar no livro de história. Elas precisam permanecer vivas! A arte tem que prosseguir! 
Como canta o artista:
 
  “Não deixe o “Samba” morrer… ” ïŽµ
 
E agora, pela Inocentes de Maricá:
 
“Eternas, suas Tapeceiras “… as Tapeceiras do Espraiado…
 

As Tapeceiras no Espraiado de Portas Abertas

Destaque nas edições do “Espraiado de Portas Abertas”, a saber, evento bimensal de turismo rural no bairro do Espraiado, o Ateliê da Tia Ilma, como é carinhosamente chamada, é o berço de criação, produção e comercialização das “Tapeceiras do Espraiado”. Desse modo, aproveite e vá conhecer essas meninas incansáveis no dia 14 de abril, a próxima edição do Espraiado de Portas Abertas. Você ficará deslumbrado!
 
Ateliê José Pereira Lima da Costa Neto (Ateliê da Tia Ilma)
Endereço: Estrada das Duas Águas, n° 25 – Espraiado – Maricá – RJ.
Responsável: Dona Ilma e João Roberto.
Telefones: 21-99745-2254 ou 21-99958-0033

 

Conheça o magnífico samba-enredo da Inocentes de Maricá

Madeleine Colaço e o ponto Brasileiro….Que Deu Samba!!!!
Carnavalesca: Beth Morgado

 

 

Então, a M1News preparou, com todo carinho, um álbum de fotografias no nosso facebook. Clique aqui e você verá fotos das Tapeceiras do Espraiado e suas peças que são obra de arte.

Enfim, veja também:

>>>>>>>EcoMuseu Bertha Lutz – inauguração no Espraiado, Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: