Rosa Weber,candidatura

Ministra Rosa Weber é eleita nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Compartilhe essa matéria:

Ministra Rosa Weber é eleita nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A Ministra Rosa Weber foi eleita, em uma votação secreta, por seis votos a um, nesta terça (19). Eleita pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), irá, dessa maneira,  substituir Luiz Fux na presidência da Corte.

A Ministra do Supremo vai assumir o comando da Corte a partir do dia 14 de agosto. Ao mesmo tempo, Fux deixará o posto após dois anos no cargo. O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito vice-presidente.

O TSE é composto por sete ministros, a saber,  três do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), juntamente com dois juristas nomeados pelo presidente da República. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade desses profissionais.

Dessa forma, Rosa Weber, que também é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá ficar no cargo até maio de 2020.

 

Rosa Weber
Ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, eleita como presidente do TSE (José Cruz/Agência Brasil)

Biografia da Ministra Rosa Weber

A ministra nasceu em Porto Alegre (RS) e é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A princípio, Rosa Weber fez carreira como magistrada da Justiça do Trabalho. Posteriormente, ela tomou posse como ministra efetiva do TSE em 24 de maio de 2016, quatro anos após ter atuado como ministra substituta do tribunal.

 

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

 

Leia também

==> https://m1newstv.com/voto-impresso-suspenso-pelo-stf/

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: