qualificação profissional

Qualificação profissional é prioridade: Maricá não quer errar como Macaé!

Compartilhe essa matéria:

É fundamental a questão do aproveitamento da mão de obra local no progresso de Maricá

Qualificação profissional, esta é a solução. A M1News entrevista o secretário de Indústria e Portuária, Igor Sardinha que revela os pontos abaixo listados, em relação ao aproveitamento da mão de obra local:

  • cadastramento
  • priorização na contratação
  • qualificação profissional
  • escolaridade

Assista aqui o Vídeo 1:

De fato, para acompanhar o progresso, são necessárias soluções urgentes, a saber:  escolaridade e qualificação profissional. E, segundo Igor Sardinha, esta é a prioridade de Maricá

qualificação profissional

Prosseguindo, o secretário informa que a população local terá acesso, facilidade e oportunidade aos empregos gerados pelo Porto de Jaconé.

Nesta segunda parte, Igor explica de que forma a Prefeitura e a empresa construtora do porto, a DTA Engenharia priorizarão a contratação de mão de obra local

qualificação profissional

Igor também anuncia a criação de fundo de qualificação profissional para os moradores de Maricá, que, deste modo, serão preparados e poderão se habilitar à contratação.

O secretário esclarece que o fundo de qualificação profissional receberá aporte financeiro da Prefeitura de Maricá e da DTA Engenharia.

Assista aqui o Vídeo 2:

Neste trecho da entrevista, a repórter Simone Boechat questiona o problema da favelização provocado por grandes obras no país. Então, o secretário explica como Maricá pretende evitar os erros ocorridos em Macaé no ápice do petróleo.

Qualificação profissional para diversos segmentos na indústria, comércio e serviços

Em primeiro lugar, muito se tem falado sobre o início da operação do Aeroporto de Maricá. De maneira idêntica, fala-se do iminente início da construção do Terminal de Ponta Negra, como também da construção de parque industrial e tecnológico em Maricá. Do mesmo modo, é conhecido o interesse de redes hoteleiras de se instalarem no município e das operações de logística offshore que devem iniciar no aeroporto de Maricá.

qualificação profissional

De acordo com José Orlando Dias, presidente da Codemar afirmou:

“Temos cadeias de hotéis nos procurando. Tem empresa ligada à gastronomia e serviços gerais e limpeza de aeronave em contato, além de escolas de treinamento. De fato, isso já está em movimento no município.”

Além disso, existem investimentos com obras de infra estrutura no município, até mesmo com obras que são de responsabilidade do Estado.

Da mesma forma, mencionamos a indústria dos ônibus híbridos em parceria com a Coppetec/UFRJ.

qualificação profissional

Em resumo, os moradores de Maricá que estiverem interessados em se habilitar para a grande onda de geração de emprego e renda deverão ficar atentos. De fato, estão sendo oferecidos cursos e seminários para capacitação de empresários locais e trabalhadores. Inclusive, foi promovido Seminário Empretec com metodologia da ONU do Sebrae/RJ. Acrescente-se também capacitação por outras entidades, a saber CRAS, LBV, SENAI etc. Além disso, enumeramos as parcerias em desenvolvimento com institutos e universidades para Maricá: IFF, UFF, UFRJ, portanto qualificação para os moradores.

qualificação profissional

 

Veja também:

===> Terminal de Ponta Negra – obra do porto está próxima de ser liberada

===> Ônibus elétrico-hidrogênio: novo transporte público de Maricá em breve nas ruas da cidade

===> Condado e Itaipuaçu: cursos profissionalizantes gratuitos – últimas vagas!

===>Cursos Gratuitos: Habilidades Básicas e de Gestão e Auxiliar Administrativo na LBV

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: