Projeto Hospedar

Projeto Hospedar: Cursos de hotelaria em Maricá!

Compartilhe essa matéria:

Projeto Hospedar: Mais capacitação na área de hotelaria

Antes de mais nada, Maricá vem tendo um investimento pesado no turismo nos últimos anos. E a partir disso, as secretarias de Trabalho e Turismo de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) realizaram o Projeto Hospedar Maricá. A saber, o Projeto Hospedar visa entregar mais capacitação e profissionalizar pessoas na rede de hotelaria. Assim, gerando qualificação, a fim de aumentar emprego e maximizar o turismo na cidade.

Com isso, o workshop de apresentação aconteceu nesta quarta-feira, dia 12/06, no Cineteatro Henfil (Centro) e contou com a presença de representantes de empresários do setor de hotelaria.

Projeto Hospedar

Projeto Hospedar: Senac profissionalizando e gerando empregos

Desse modo, a qualificação dos profissionais que atuam nas pousadas e hotéis ficará sob responsabilidade do Senac. E também, será realizada gratuitamente nos meses de julho à novembro. Entre os cursos oferecidos, estarão: comportamento hospitaleiro, jardinagem. Além de: arte de falar em público, gestão de pousada, recepcionista em meios de hospedagem. E também camareira em meios de hospedagem.

“Hoje é um momento muito importante para a cidade de Maricá. Estamos lançando um programa que vai proporcionar que os funcionários de vocês tenham acesso a seis cursos totalmente gratuitos. Já temos 30 estabelecimentos identificados e esse número tende a crescer ainda mais, porque o turismo cresce à cada dia na cidade. Vamos explorar o que Maricá tem de melhor”, declarou o secretário de Trabalho, Frank Costa.

“Com o Hospedar está sendo criada uma melhora no segmento que se conecta ao que está sendo gerado dentro do município de oportunidades”, resumiu o presidente da Codemar, José Orlando Dias.

Projeto Hospedar: A melhor recepção para turistas

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Maricá Convention, Paulo Cesar dos Santos falou sobre a grande responsabilidade de representar os comerciantes da cidade.

“Hospedagem é a primeira questão que o turista pensa. E esse projeto é exatamente para desenvolver essa cadeia. Por isso, a importância dele”, frisou.

Coordenador de Projetos da FC&VB-RJ, José Alexandre Almeida falou sobre o funcionamento do projeto. Que inicialmente vai beneficiar 30 estabelecimentos regularizados e já identificados.

“Vamos realizar visitas técnicas e dar consultoria individual para cada participante inscrito. É importante que vocês saibam que não estamos aqui para encontrar problemas, mas para dar dicas para ajudar vocês. Para que estejam preparados quando a rede hoteleira for expandida com empresas de fora da cidade”.

Projeto Hospedar

O coordenador esclareceu, usando como base um estudo iniciado em 2018. Onde foram identificados problemas no acesso aos estabelecimentos, formas de pagamento, não funcionamento de ar condicionado e café da manhã, cofre, sala de reunião e piscina, por exemplo.

E por fim, a turismóloga e especialista em hotelaria e eventos, Marília Mills chamou a atenção dos presentes. falou sobre a satisfação dos clientes com base nos detalhes que podem ser avaliados pelos proprietários, perfil dos turistas, fidelização de cliente, turismo de negócios, informativos sobre o que fazer na cidade e as expectativas para 2030, entre outros.

Veja também: 

 

Lonas Culturais – Programação de 13/06 a 16/06

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: