Projeto de incentivo Julio Carolino secretario agricultura pecuaria e pesca

Projeto de incentivo à agricultura, pecuária e pesca em Maricá

Compartilhe essa matéria:

A M1News entrevista, em exclusividade, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Júlio Carolino. Na entrevista, o secretário revela um abrangente projeto de incentivo ao setor primário da economia maricaense. Confira aqui.

 

Inicialmente, projeto de incentivo à agricultura

Antes de mais nada, Júlio Carolino comenta a colheita realizada na Fazenda Ibiaci, no Espraiado, confirmando o enorme potencial das terras de Maricá.

De fato, na preparação do solo para o cultivo foi feito a calagem, ou seja, técnica presente na agricultura brasileira, que consiste na aplicação de calcário no solo para garantir máxima fixação. O calcário é obtido pela moagem da rocha calcária e é composto por carbonato de cálcio (CaCO3) e/ou de magnésio (MgCO3). Desse modo, além de diminuir a acidez, esta aplicação aumenta a disponibilidade de cálcio e magnésio para a planta, o que auxilia no desenvolvimento de suas raízes e possibilita mais facilidade na absorção de água e nutrientes.

Os principais objetivos da calagem são diminuir a acidez do solo e aumentar a produtividade. Em suma, na Fazenda Ibiaci a colheita é de produtos orgânicos, sem agrotóxicos. Logo a seguir, o secretário enumera as próximas colheitas e produção das fazendas que estão em testes.

 

Projeto de incentivo à hidroponia

Na continuidade de nossa entrevista, o secretário expõe o desenvolvimento do projeto da hidroponia. Confirma a participação da Carol (Maria Carolina) que produz alface pelo sistema hidropônico (cultivadas sem solo e com uso constante de água) em Ubatiba. De acordo com o secretário, Carol será um vetor multiplicador da produção de hidroponia em Maricá.

 

Projeto de incentivo à aquaponia

Nesta primeira parte de nossa entrevista, Júlio Carolino destaca também o projeto de aquaponia em parceira com a FIPERJ. Este projeto visa fortalecer a atividade consorciada da piscicultura e hidroponia. De fato, incentivo através de doação de kits mostruários para que os produtores conduzam o seu desenvolvimento.

 

Projeto de incentivo à piscicultura

 

 
Na segunda parte de nossa entrevista exclusiva com Júlio Carolino foi destacado o imenso benefício para o município de Maricá. Com efeito, benefício decorrente da inauguração do Posto Avançado da FIPERJ que tornou-se um posto, não somente para o nosso município, como também para a região. Sem dúvida que, a presença da FIPERJ é de suma importância no apoio à cadeia produtiva da atividade pesqueira, visto o contato direto com o produtor. Além disso, foi confirmada a agenda de cursos a serem ministrados para o incentivo da piscicultura.
 
 
Acrescente-se no incentivo à piscicultura, o projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe” lançado em 17/03/2017  e coordenado por Gerhard Sardo. Iniciativa que é levada a todo o complexo lagunar e canais formando o ecossistema costeiro junto à orla e às ilhas Maricá. Nesse sentido, o projeto incentiva o debate nas escolas municipais, no intuito de dar visibilidade à causa ecológica na cidade.
Por certo, a semente da preservação das lagoas tem que começar na educação, através de um trabalho de conscientização. “Lagoa Limpa” é fundamental para garantir o ciclo reprodutivo de peixes, crustáceos e moluscos aquáticos, logo “Mar de Peixe”.
 
 

Projeto de incentivo à carnicicultura

 
 
Nesta parte de nossa entrevista, o secretário foi questionado sobre solicitação  de audiência pública feito em 2018 para o projeto de utilização de nossas lagoas para o cultivo de camarões.
Antes de mais nada, Júlio Carolino expõe o sucesso obtido com a aprovação do ordenamento pesqueiro em nosso sistema lagunar. Com efeito, projeto que transitava há 10 anos em Brasília. 
 
 
 
Logo depois, esclarece a luta do município, por intermédio de discussões na Alerj. Com efeito, são debates do desenvolvimento lagunar para a criação de crustáceos, a saber, camarão e siri em cativeiro. Lembrando que a criação será de espécies da própria lagoa, ou seja, resgate da agricultura e dos peixes e dos camarões do nosso sistema lagunar.
 

Projeto de incentivo à pecuária

 
Incialmente, Júlio Carolino aponta a conquista pela inauguração do Posto Avançado de Defesa Agropecuária (PMDA), localizado na Rua Luiz Fernando dos Santos Caetano, no Caju. Sem dúvida o PMDA facilita os nossos pecuaristas, emitindo o GTA (Guia de Transporte Animal). O PMDA também formaliza o cadastro do pecuarista no sistema SIAPEC, “Declaração de Vacinação” e “Atualização Cadastral” .
 
Além disso, a pecuária é incentivada com a disponibilização gratuita de vacina antirrábica e contra febre aftose para bovinos dos pequenos produtores rurais que possuam até 60 cabeças de gado. A vacinação contra febre aftose ocorre em duas datas, a saber, todo o rebanho bovino e bubalino em maio; em novembro, vacinação de animais com idade até 24 meses.
 
Posto Municipal de Defesa Agropecuária PMDA
Posto Municipal de Defesa Agropecuária PMDA.
 
Sem falar, no estudo de realização de inseminação artificial nas vacas de pequenos produtores que não possuem o touro. Desse modo, a inseminação artificial  permitirá a evolução do rebanho bovino desses pequenos produtores rurais.
 

Projeto de incentivo à apicultura

 
Sobretudo, é projeto da secretaria levar para a Fazenda Ibiaci a apicultura maricaense. Sem dúvida que, os apicultores serão colocados em área de reservas e produzirão o mel das floradas da Mata Atlântica. Diante disso, o secretário destacou a produção em Maricá de hidromel, a saber, bebida alcoólica a base de mel.
 
hidromel apicultura projeto de incentivo a agricultura, pecuária e pesca
Hidromel produzido em Maricá.
 
Enfim, Júlio Carolino revela seu sonho de realizar um Festival do Mel no município. Sim, festival com geleia, mel, própolis, hidromel, sabonetes das distintas floradas de Maricá!
 
Parabéns, Júlio Carolino, por todo este projeto para o resgate de nossa economia primária!

Enfim, veja também:

>>>> Colheita orgânica da Fazenda Ibiaci: Maricá e a agricultura

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: