premio nacional em saude

Prêmio Nacional em Saúde para Maricá

Compartilhe essa matéria:

Prefeitura de Maricá recebe prêmio nacional em Saúde

Única finalista entre os 92 municípios do estado, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, foi a grande vencedora da 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS. A Mostra Brasil, avaliou as melhores experiências em Saúde apresentadas no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, foi realizado esta semana em Brasília. Desse modo, Maricá recebe o prêmio nacional em saúde.

premio nacional em saude

Trabalho premiado

O município  apresentou o trabalho “Terapia neural: uma ferramenta para tratamento das sequelas da chikungunya”, de autoria de Ana Cassia Gonzales dos Santos Estrela e co-autoria de Clailson Farias Henriques e Raphael Dias de Mello Pereira. Os autores são servidores da Saúde e já aplicam a experiência bem sucedida no posto de Ponta Grossa.

O prêmio pela escolha será a gravação de um documentário para a internet sobre o trabalho a ser produzido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.

“Esse é um prêmio nacional que ganhamos representando o estado do Rio. E foi a primeira vez que o município participou de algo desse tipo”, comemora a secretária de Saúde, Simone Costa e Silva. “É uma ação que já vínhamos desenvolvendo nesse posto. É um tratamento no qual é feita uma aplicação no local onde o paciente com chikungunya sente dor.”

Ainda segundo a secretária, o tratamento e a medicação são indicados para pacientes com restrição de movimentos. Além disso, a aplicação dessa técnica tem permitido que as pessoas recuperem mais rápido os seus movimentos. Com efeito, a melhora é muito significativa.

“É muito importante essa participação nossa, porque é um incentivo para que o nosso pessoal estude e desenvolva essas experiências. No ano que vem voltaremos a esse congresso com vários trabalhos e vamos nos destacar mais ainda”, adiantou Simone.

 

Enfim, veja também: > Saúde pública de Maricá em evidência

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: