Pós-graduação Lato Sensu 2019

Pós-graduação Lato Sensu 2019 – IFF abre inscrições

Compartilhe essa matéria:

Inscrições abertas para o Processo Seletivo para Cursos de Pós-graduação Lato Sensu 2019 – 2.º Semestre do Instituto Federal Fluminense (IFF)

O IFF divulgou o edital para o Processo Seletivo do 2° semestre para cursos de Pós-graduação Lato Sensu 2019. Ao todo, 100 vagas serão preenchidas, distribuídas entre os campi Campos Centro, Cabo Frio, São João da Barra e Maricá.

Os interessados poderão se inscrever somente pela internet, acessando o site até o próximo dia 25. Primeiramente, é necessário que tenham o diploma de Curso Superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), preferencialmente em cursos compatíveis com os oferecidos pelo IFF. Com a finalidade de que o mesmo amplie seus conhecimentos, agregando uma maior qualidade profissional.

Cursos de Pós-graduação Lato Sensu 2019

A saber, as vagas destinadas foram divididas em quatro cursos. Sendo, dois deles novos. Os cursos são:

  • Redes de Computadores e Telecomunicações (curso novo), no Campus Campos Centro (25 vagas);
  • Ensino de Ciências Naturais, no Campus Cabo Frio (20 vagas);
  • Literatura, Memória Cultural e Sociedade, o primeiro curso de pós-graduação oferecido pelo Campus Avançado Maricá (30 vagas) e
  • Gestão e Sustentabilidade de Recursos Hídricos (curso novo), no Campus Avançado São João da Barra. As aulas deste curso serão realizadas, preferencialmente, no Polo de Inovação do IFF, em Campos dos Goytacazes. (25 vagas).

inauguração iff

De acordo com Simone Vasconcelos, diretora de Pós-graduação do IFFluminense, a criação desses dois novos cursos se deu devido ao interesse dos profissionais nessas áreas de especialização.

“O primeiro é fruto de uma excelente parceria entre os cursos de Informática e de Telecomunicações do Campus Centro, atendendo a uma demanda dos egressos de ambos os cursos e também de profissionais da região. E o segundo visa atender a demanda da região no que diz respeito à questão de recursos hídricos, além de ser uma área fundamental de pesquisas e soluções a nível mundial”.

Taxa de inscrição

Assim, para participar do Processo Seletivo é necessário que os candidatos efetuem o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). Essa Guia é gerada logo após a inscrição. A taxa, no valor de R$50,00, poderá ser paga até o dia 26 de agosto.

Caso o candidato comprove que a família recebe o auxílio do bolsa família, o mesmo poderá solicitar a isenção da taxa. Então, o aluno precisa ir ao campus do curso de interesse, no setor de Protocolo e fazer a solicitação até o próximo dia 16, das 09h às 19h. Contudo, de acordo com o edital, o candidato que tiver o pedido de isenção indeferido, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo é de caráter eliminatório e classificatório. Sendo dividido em duas etapas:

  • Prova discursiva – dia 15 de setembro, das 09 às 12h, realizada no campus do curso de interesse do candidato;
  • Análise do curriculum vitae ou do memorial descritivo.

Portanto, a lista dos candidatos que forem selecionados à ingressarem nos cursos será divulgada no dia 04 de outubro de 2019, após às 17h. Dessa maneira, as aulas inaugurais estão previstas para acontecerem nos dias:

  • 15 de outubro – os cursos dos campi Cabo Frio e São João da Barra;
  • 17 de outubro – os cursos dos campi Campos Centro e Maricá.

Então, para obter mais informações, interessados poderão acessar o site do Edital.

 

Enfim, veja também: Lei do Passaporte Universitário

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: