Piscicultura - 2 palestra

Piscicultura: 2ª palestra gratuita e Inauguração Posto FIPERJ

Compartilhe essa matéria:

Os moradores de Maricá terão palestras gratuitas sobre piscicultura

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) firmaram uma parceria que vai permitir a realização de quatro palestras gratuitas sobre piscicultura (criação de peixes de água doce em cativeiro) nos próximos meses.  

 

Continua após publicidade

 

Peixe garantido

Segundo a secretaria, as palestras de piscicultura têm como objetivo estimular os moradores a terem um sistema de criação para consumo próprio, com base no projeto “Peixe na mesa”. O projeto visa a implantação de 400 tanques de 1000 litros para criação de peixes na cidade. Todas serão ministradas das 8h às 10h na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. E o palestrante serão os extensionistas da FIPERJ : Filipi Pereira e Henrique Rhamnusia.

Gerhard Sardo, jornalista pós-graduado em análise, avaliação, planejamento e educação ambiental e acadêmico de Direito. Gerente da página Ecologia se faz na Prática.

De acordo com o gerente de pesca da secretaria, Gerhard Sardo, o estudo na cidade não se refere exclusivamente a peixes de água doce.

“A tilápia, por exemplo, pode ser pescada em num prazo de cerca de seis meses. Com efeito, esse peixe se adapta também à água salobra, encontrada em nossa cidade”, afirma.

Os temas abordados serão, a saber,

  • a seleção de áreas para piscicultura (22/02) – REALIZADO.
  • a regularização ambiental para piscicultura (22/03);
  • o manejo para piscicultura (12/04) e
  • as boas práticas para o pescado (17/05).

Antes de mais nada, esse projeto vem ao encontro do anseio dos pescadores artesanais que buscam criar parques aquícolas no sistema lagunar de Maricá. Rigorosamente falando, permitirá o desenvolvimento econômico para os pescadores artesanais.De fato, Maricá é um município com imenso potencial pesqueiro, com um vasto sistema lagunar. Do mesmo modo, o mercado para piscicultura é extremamente favorável em virtude da boa qualidade da carne oferecida. 

Continua após publicidade

RV JestSkiAndrea Luz, Espaço Saúde Luzm1newstv, cara limpa

 

Enfim, para participar basta comparecer nos dias e horários determinados na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca que fica na Estrada de Ubatiba s/n Km 1.

Então, após a palestra, uma importante inauguração para o município

piscicultura

 

De fato, a FIPERJ vai inaugurar, após a palestra, um Posto Avançado em Maricá, no dia 22/03, às 10 hs. Ou seja, uma grande conquista para Maricá. 

 

Então, veja também:

Aquaponia : projeto para pescadores artesanais de Maricá – Reunião pública

Lagoa de São Bento, Canal da Costa e IQQ no Cafezinho com Simone Boechat e Gerhard Sardo

 

 

Rosa Pestalozzi sliderBoechat slider

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Piscicultura: 2ª palestra gratuita e Inauguração Posto FIPERJ

Comments are closed.