osteopatia

Osteopatia: é necessário o seu reconhecimento no Brasil. Você pode ajudar!

Compartilhe essa matéria:

Ferramenta para a saúde da população que precisa ser reconhecida no Brasil

A osteopatia se utiliza de uma abordagem holística, ou global, para os cuidados do paciente. De fato, é baseada no conceito de que o ser humano é uma unidade funcional dinâmica, em que todas as partes se inter-relacionam e que possui seus próprios mecanismos para a autorregulação e a autocura.

osteopatia
Osteopatia: tratamento por meio de apreciação palpatória e manipulação.

A osteopatia se difere da medicina clássica, por sempre buscar e tratar, não a consequência, mas as possíveis causas dos desequilíbrios do corpo. Com efeito, por meio de apreciação palpatória e manipulação, sem a utilização de medicamentos ou cirurgias.

Difere-se também de terapêuticas que se utilizam de contato manual como fisioterapia, quiropraxia e massoterapia. Uma vez que possui diagnóstico próprio com a busca das chamadas desordens ou disfunções somáticas. Em suma, busca das disfunções que inter-relacionam possíveis alterações nos sistemas musculoesquelético, visceral e craniano. Objetivando a normalização e harmonização desses sistemas para o ótimo funcionamento corporal.

O osteopata é um profissional com profundo conhecimento em anatomia e fisiologia, treinado em semiologia, clínica, neurológica e ortopédica. Além dos conhecimentos próprios da medicina osteopática que permitem o raciocínio clínico dessas relações. Possibilitando, desse modo, não só a interferência no aparelho musculoesquelético, mas podendo, por exemplo, ser complementar em outros casos. Por exemplo, nos casos de afecções infecciosas do trato respiratório, de patologias otorrinolaringológicas e de desordens digestivas funcionais dentre outras.

O tratamento osteopático é sempre individualizado, e de acordo com cada caso, podem ser indicados outros recursos em associação a osteopatia ou após a alta do paciente, como: ortodontia, fisioterapia, farmacologia, dietas, atividades físicas, reeducação postural, orientações sobre estilo de vida, dentre outros.

Como ajudar a osteopatia a ser reconhecida no Brasil?

 
Se você quiser contribuir para o crescimento da medicina osteopática, pode clicar no link abaixo e votar CONCORDO o Projeto de Lei que reconhece a osteopatia no Brasil”
 
 
“Infelizmente, como toda causa legítima, temos resistência contrária de outros profissionais da saúde. Entretanto, votando “CONCORDO” você estará ajudando a Osteopatia a se firmar no Brasil. E, dessa maneira, será mais uma ferramenta para a saúde da população, assim como na Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, França, Portugal, Nova Zelândia, Itália e diversos outros países ao redor do mundo.
Compartilhe e que peça apoio a pacientes, familiares e amigos”
 

Felipe R. T. Goulart

Osteopata D.O. MRO Br


 
Veja também:
 
 
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: