ora pro nobis

Ora-pro-nobis, a PANC Planta Alimentícia Não Convencional com alto nível de proteína

Compartilhe essa matéria:

Ora-pro-nobis, a PANC Planta Alimentícia Não Convencional com alto nível de proteína, altos potenciais alimentícios e medicinais e…renegada por nós.

Ela é a Ora-pro-nobis, com o nome cientifico em latin Pereskia, um gênero botânico da família Cactaceae. Existem diversas variedades. A da foto é a Pereskia aculeata var.Godseffiana. Uma variedade rara, ornamental, sem adulteração genética, orgânica, perene e muito resistente (pois plantas que possuem alto nível de proteína dificilmente são atacadas).

 

Oro-pro-nobis PANC Plantas Alimentícias Não Convencionais
Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Godseffiana)

 

Com grande potencial para cercas vivas ornamentais. As flores podem ser comidas em saladas, são hermafroditas e contribuem para a diversidade da entomofauna – principalmente, mas não só, para nossas abelhas tão destruídas pelos agrotóxicos e praguicidas – ,  constituem fontes tróficas integrais, porque produzem simultaneamente, néctar (alimento energético) e pólen (alimento proteico).  Ela é provavelmente a mais medicinal e alimentícia de todas variedades de ora-pro-nobis (sendo planta nutracêutica de primeira ordem e podendo ser consumida crua), devido aos pigmentos nas folhas deve possuir ampla ação antioxidante (prevenindo o envelhecimento e combatendo os radicais livres), porém isso ainda não foi confirmado pela ciência devido a falta de estudos.

 

Ora-pro-nobis PANC s Plantas Alimentícias Não Convencionais

 

A variedade Pereskia aculeata Mill (variedade parente muito próxima da godseffiana) apresenta alto conteúdo proteico e de fibras e a ausência de toxicidade das folhas dessa espécie indicam-na como fonte importante de alimento animal (Mercê et al., 2001). As folhas dessa planta também são emolientes e os frutos expectorantes e antissifilíticos.

 

 

 

Ora-pro-nobis PANC s Plantas Alimentícias Não Convencionais

Como foi dito, possui alto teor de proteína vegetal (igual ou superior a 25%), com fácil digestibilidade e absorção (cerca de 85%). Contra Carne de vaca (26,4 % de proteína)  – Salmão grelhado ( 23,8 % de proteína)  – Carne de frango (32,8 g % proteína animal) mas que só possuem respectivamente carne 16%, peixe 17% e frago 18% de absorção.

 

Ora-pro-nobis PANC s Plantas Alimentícias Não Convencionais

 

Portanto a ora-pro-nobis é muito mais alimentícia que todas as fontes animais de alimento, incluso o ovo, que possui só 44% de absorção. Ainda contém mais Ferro (Fe) que a carne ou o feijão; mais Cálcio (Ca) e Fósforo (P) para os ossos que o leite; Magnésio (Mg) e vitamina C para a resistência imunológica; vitamina A para a visão; Triptofano para o cérebro; Lisina para o crescimento; mucilagem para funcionamento perfeito do intestino; ótima para regimes de emagrecimento e muitas outras vantagens utilizadas na medicina popular que ainda merecem estudos científicos…Como por exemplo o uso de sua mucilagem na cicatrização de feridas e queimaduras. Eu acredito ser uma das salvações para os problemas alimentícios que nós estamos enfrentando nos últimos tempos.

 
 
Por: Giuliano Nyabingui
Jardins Comestíveis Não Convencionais
WhatsApp 021 969687955
 
Parceria no projeto de bem estar do Mombak SPA que aplica diagnóstico e soluções do FENG SHUI , antiga técnica de harmonização de ambientes (MTC) e técnicas de cultivo e elaboração de jardins e/ou canteiros comestíveis em domicílio.

Jardins Comestíveis Não Convencionais estará presente no Maricá Mostra Cultura com Exposição de Orquídeas do dia 31 de maio, ao dia 3 de junho, das 9h da manhã as 22h, na Praça Orlando de Barros Pimentel.
Na programação oficinas sobre PANC’s e seu teor nutricional.
Venha aprender com quem sabe, monte seu jardim comestível e fuja dos agrotóxicos.

Jardins Comestíveis Não Convencionais : montagem de jardins com:
Plantas Medicinais
Nutracêuticas
Frutas em extinção
PANC’s
Heitor Giuliano cel: (21) 969687955

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: