oficina de mosaico da LBV

Oficina de Arte e Cultura da LBV e o Projeto Mosaico

Compartilhe essa matéria:

Projeto Mosaico promove cultura e diversão às crianças da LBV, em Maricá

Projeto Mosaico, dentro da Oficina de Arte e Cultura leva a arte para as crianças da LBV. Acima de tudo, a arte é importantíssima para todo mundo! E as crianças atendidas pela LBV também sabem disso.

 

Com efeito, durante o mês de setembro, elas vivenciaram uma experiência artística super legal. Participaram de um projeto Mosaico, dentro da Oficina de Arte e Cultura.

 

oficina, lbv
Assim, as crianças se divertem e preparam um painel de mosaico com papéis picados.

 

Primeiramente, a oficina é conduzida pela educadora social Deborah Costa para as crianças e adolescentes do programa Criança: Futuro no Presente!.A atividade foi realizada no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, LBV, em Maricá/RJ.

 

A educadora social Deborah Costa detalhou a proposta da oficina:  

 

“Dentro da Oficina de Arte e Cultura, optei por trabalhar o tema Mosaico, buscando promover o interesse pelas artes em geral. A atividade contribuiu também para promover o desenvolvimento de habilidades, a saber: foco, concentração, paciência, criatividade. Habilidades de extrema importância no decorrer da vida das crianças. O objetivo também contemplou por ampliar o universo informacional deles. E, possibilitar que reproduzam a arte, além da nossa oficina. Visto que trabalhamos com materiais simples e fácil acesso às crianças. Desse modo, as crianças gostaram muito”.

 

oficina, lbv
Pintura com tinta de desenho em mosaico.

 

Portanto, criando seus próprios mosaicos, de forma individual ou no coletivo, as crianças expressaram seus sentimentos e se divertiram bastante. Além do mais, as crianças tiveram como suportes:

  • lápis de cor,
  • canetinhas hidrocor,
  • cola,
  • tesoura,
  • cartolina,
  • bastante papel colorido e
  • giz de cera.

 

Enfim, as obras da Oficina de Arte e Cultura

 

oficina, lbv
Pintura coletiva com tinta de desenho em mosaico.

 

Sem dúvida, não faltou inspiração. Consequentemente, surgiram obras belíssimas, a saber:

  • corações,
  • mandalas,
  • quadros coloridos,
  • borboletas e
  • tudo o mais que a criançada imagina e criava.

 

Assim sendo, cada criança tornou-se um artista da sua própria obra. 

 

Kauã, 9 anos: “Gostei muito da oficina, mas estou aprendendo ainda. Pinto com lápis de cor, cada dia fica mais interessante e divertido, porque compartilho com o meu amigo que está ao meu lado”. declarou Kauã, 9 anos.

 

oficina, lbv
Pintura com tinta de desenho em mosaico.

 

Além da parte divertida, a turminha de artistas conheceu as origens da arte milenar, como o significado, onde e quando surgiu, que materiais utiliza entre outros.

 

“ O mosaico une várias peças pequenas para formar uma figura grande. O registro mais antigo foi na Mesopotâmia. Eu estou achando muito interessante essa atividade”.Ana da Silva, 10 anos.

 lbv
Painel de mosaico com papeis picados.

 

Desse modo, nas unidades da LBV, meninos e meninas participam do programa Criança: Futuro no Presente! De fato, a Oficina de Arte e Cultura promove atividades que trabalham nos atendidos as linguagens artística, corporal, verbal e escrita.

 

Consequentemente, ajudam a desenvolver a criatividade, os sensos de observação, percepção e a capacidade de se expressar.

LBV 

 

 
 
Então, se você quer conhecer e ajudar, Centro Comunitário de Assistência Social daLBV está localizado na Avenida Francisco Sabino da Costa, 355– Centro.

Telefone para informações: (21) 2634-2027.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Oficina de Arte e Cultura da LBV e o Projeto Mosaico

Comments are closed.