O que eles pensam

O que eles pensam? Eleitores, Bolsonaro e Haddad e suas posições

Compartilhe essa matéria:

Eleitores, Bolsonaro e Haddad e suas posições

O que eles pensam? Os eleitores

Antes de tudo, os eleitores, o que eles pensam:

última pesquisa, o que eles pensam
Eleição – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
  • Jair Bolsonaro (PSL): 58%
  • Fernando Haddad (PT): 42%

Esse foi o resultada da pesquisa de O Datafolha divulgado nesta última quarta-feira (10). De fato, primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. E, principalmente, a margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos.

O que eles pensam? Jair Bolsonaro, se eleito for:

O que eles pensam
O que eles pensam: Jair Bolsonaro, se eleito for.
Foto: Agência Brasil/EBC

Então, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, falou nas redes sociais. Desse modo, o candidato disse que se for eleito irá:

  • primeiramente, irá promover uma grande transformação cultural no país,

“onde a impunidade, a corrupção e o crime não serão maios associados à nossa identidade nacional”.“A lei e a constituição serão nossos instrumentos. A Justiça será independente e deverá acelerar as punições aos culpados! Esse é o Brasil que juntos poderemos construir. Um país que respeita seus cidadãos e que é respeitado por eles e pelo mundo todo”

  • além disso, irá promover uma forma segura de votação:

“Se eu for presidente, podem ter certeza, nós vamos ter já na eleição de 2020 uma forma segura de se votar, onde se possa fazer uma auditoria. A pessoa que for votar terá a certeza de que votou realmente naquela pessoa”.

Posteriormente, Jair Bolsonaro declarou: 

  • acima de tudo, aconteceu um “fenômeno” no primeiro turno das eleições, quando o PSL fez 52 deputados federais.
  • não vai apoiar nenhum candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, a saber:  o candidato Eduardo Paes (DEM) disputa o segundo turno com o candidato Wilson Witzel (PSC).
  • e, finalmente, não desmarcou encontro ontem (12) com o candidato ao governo do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), que esteve no Rio para conversar com ele.

“Eu não havia combinado esse encontro e não sei quem marcou isso. Eu encontro com ele sem problema. Bato papo com ele sem problema algum. Eu sei que ele é oposição ao PT, somos oposição ao PT. Eu sei que o outro lado o [Marcio] França (PSB) tem o apoio velado do PT. Então, no momento, eu desejo boa sorte ao Dória”, disse.

 

O que eles pensam? Fernando Haddad, se eleito for:

O que eles pensam
O que eles pensam: Fernando Haddad, se eleito for.
Foto: Agência Brasil/EBC

Do mesmo modo, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, disse hoje (13), em visita ao conjunto habitacional Promorar Raposo Tavares, na zona oeste paulistana, que, se for eleito irá:

  • inicialmente, retomará o Programa Minha Casa, Minha Vida, entregando 500 mil unidades por ano. Ele disse que pretende destinar áreas da União das grandes cidades para a construção das casas.

“Uma das críticas que o programa recebeu é que as casas em geral eram construídas um pouco afastadas dos grandes centros urbanos, onde está o emprego”, declarou em entrevista à imprensa.

  • além disso, irá priorizar coletivos de cultura da periferia em uma eventual vitória no segundo turno. 

“Hoje você vê aqui em São Paulo a periferia é a que mais produz cultura e nem sempre recebe apoio público, então uma parte do orçamento voltado para produção cultural vai ser destinado para coletivos de periferia, inclusive parte da Lei Rouanet”, prometeu.

  • como também, irá refinanciar os devedores do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

“Não dá pra estudante ficar inadimplente. Estudantes não estão conseguindo pagar o Fies por causa do desemprego. Não é porque não querem. Estão se formando e não conseguem emprego. A primeira providencia é criar emprego para quem sai da faculdade”, defendeu.

Posteriormente, Fernando Haddad declarou:

  • pretende reforçar mecanismos de controle interno em órgãos públicos e estatais.

“O Ministério [da Educação] que eu comandei por quase 7 anos tinha uma controladoria muito forte, então não tivemos casos de corrupção no ministério, que tinha R$ 100 bilhões de orçamento”, afirmou.

  • falta controle nos órgãos federais.

“Diretores ficaram soltos para promover corrupção e se enriquecer pessoalmente”, apontou. Ele disse ainda que considera que erros cometidos por dirigentes do PT devem ser julgados, desde que garantido o direito de ampla defesa, e “se concluir que alguém enriqueceu tem que ir pra cadeia”.

 

Fonte: EBC/Agência Brasil

Veja também:

===> Resultados  1º Turno: Definida disputa para presidente no segundo turno – Jair Bolsonaro e Fernando Haddad

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: