nutricionista

Nutricionista – e a preocupação com a saúde das pessoas

Compartilhe essa matéria:

Duas profissionais e sua preocupação

Linda profissão que se preocupa com o bem estar do próximo

NutricionistaProfissão que olha o paciente como um todo, dentro de sua complexidade biológica, cultural e social. Ou seja, é mais do que uma dietoterapia.

De fato, inclui também o poder de persuasão para mudanças de hábitos saudáveis. É preciso uma comunicação envolvente que faça o seu público alvo ou seu paciente, a mudar voluntariamente o estilo de vida. Mudar para uma alimentação saudável rica em frutas, hortaliças, legumes e fontes proteicas como ovo, leite, peixe e carnes preparadas e balanceadas da forma correta. Convencer o paciente a aumentar o gasto energético com atividades físicas prazerosas ao ar livre.

 

nutricionista

Educação nutricional é o seu papel.

Primeiramente, alimentar é muito mais do que fornecer nutrientes ao organismo. Sem dúvida, o alimento é uma forma de união das pessoas, amigos e famílias. Sentamo-nos à mesa para uma refeição em família, recebemos não só a energia do alimento, mas também todo o calor fraternal que está em volta. Em suma, trocamos experiências, recebemos novos valores, tudo isso em volta da refeição.

nutricionista

Então, a nutricionista só cumpre o seu papel de educação nutricional quando conhece a fundo a história, cultura, e o modo de vida do seu público alvo.
Assim poderá respeitar toda a sua complexidade e preparar o cardápio, a dieta, a orientação nutricional de uma forma que tenha maior aceitação.

Em suma, é uma profissão linda que se preocupa o tempo todo com a saúde das pessoas. Nos restaurantes se preocupa com a segurança alimentar e nutricional. Nas políticas públicas de saúde se preocupa em diminuir as doenças crônicas não transmissíveis. Doenças essas como diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade, doenças cardiovasculares que assombram tanto a saúde de nossa população.
Por isso eu tenho orgulho de ser nutricionista. Por sentir o tempo todo útil e humana.

Dra. Fabiana Lindenberg dos Santos

nutricionista

 

  • Professora de Avaliação Nutricional, Técnica Dietética, Composição de Alimentos e Bromatologia na Universo Salgado de Oliveira
  • Estudou Mestrado  e Doutorado em Ciências dos Alimentos na UFERJ

 

Quantos “mundos” podemos abraçar?

Dia da Nutricionista – 31 de agosto – Aproveito a data de celebração da minha profissão, para dividir, não só com os pares da Nutrição, como também com meus pacientes, familiares e amigos. É uma reflexão que me inquieta, que trata da atuação tão dicotomizada do Nutricionista, entre elas, destaco as relações de mundos bem delimitados entre:

  • o desperdício de alimentos e a falta de comida;
  • o problema da obesidade e os excessos pela (re)construção do corpo perfeito;
  • o prazer de comer e o sentimento de culpa por ter comido;
  • a aquisição de alimentos naturais ou produtos industrializados.

nutricionista

Na minha história como Nutricionista, iniciada em 1997,quando estudante na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, também percorri ambientes bastantes dicotômicos, a saber:

  • creche de orfanato e escola particular;
  • hospital público e consultório particular;
  • UERJ e Forças Armadas,

Entretanto, independente do local e das pessoas com quem se atua, a entrega, a curiosidade, a coerência e a formação precisam ser contínuas.  

Em qualquer área de trabalho que o nutricionista escolher ou for escolhido para atuar, dentro da trajetória de profissão, desde que fomos regulamentadas, em 1967, os desafios quanto à alimentação e nutrição das pessoas, através da nossa responsabilidade e profissionalismo não cessam. Pelo contrário, fazem com que a gente se desdobre e redobre em nome da melhor eficiência e ciência em prol da saúde e dignidade de todos que cuidamos.

nutricionista

 

Nutricionista INSANA

Hoje inclusive digo que para ser Nutricionista é preciso ter mais que amor. Na verdade, é preciso ser mais que apaixonada, é preciso ser INSANA! Pois, diante de uma das grandes contraposições que enfrentamos e dentro ainda de todas as outras dicotomias já citadas, está a da informação sobre alimentos e alimentação.

Assim como nos beneficiamos com a explosão de interesse das pessoas pela alimentação saudável, qualidade de vida e bem estar, também é preciso lidar com o outro lado. O lado das informações erradas, ou mal interpretadas, ou ainda, utilizadas de forma equivocadas. Utilização  tanto por profissionais, como por pessoas do senso comum. E então, como proceder dentro desta realidade que bate em nossomundos?

 

nutricionista

Eu me tornei um tipo de Nutricionista Insana, e neste momento, o meu convite é para celebrar e brindar o dia de hoje. Visto que trabalho de forma árdua, exageradamente pela melhor informação. E assim, desmedidamente, excessivamente, me exalto em defesa da verdadeira Nutrição. A Nutrição que se preocupa com a alimentação saudável em todos os sentidos.

Grande abraço! Viva a Nutricionista!

 

Dra. Juliana da Mata

Nutricionista

  • Nutricionista – Educação e Reeducação Alimentar na empresa Dra. Juliana da Mata – Nutrição Eficaz
  • Estudou Mestrado em Ciências Médicas na instituição de ensino UFFUniversidade Federal Fluminense
  • Estuda Doutorado em Alimentos, Nutrição e Saúde em UERJ

  • Estudou Graduação em Nutrição e Aperfeiçoamento em Doenças-Crônico Degenerativas na instituição de ensino UniRio

Endereço: Avenida Roberto Silveira, 1713, Flamengo – Maricá

Agendamento e consultas podem ser feitas pelo celular/whatsApp: (21) 9 9215-2476

 
Veja também:
 
 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: