Mumbuca Futuro

Mumbuca Futuro – alunos 9º ano rede municipal de Maricá

Compartilhe essa matéria:

As secretarias de Economia Solidária e de Educação da cidade de Maricá abriram inscrições para os estudantes do 9° ano regular da rede municipal participarem do Programa Mumbuca Futuro. 

Em primeiro lugar, o programa visa beneficiar cerca de mil alunos que residem na cidade. E, já no próximo dia 08, eles terão as primeiras aulas: de economia solidária, empreendedorismo e cooperativismo.

 

O Programa Mumbuca Futuro – Saiba mais

Conforme o programa, os alunos terão dois benefícios. São eles: 

  • 50 Mumbucas (equivalente a R$ 50) por mês, para ajudar na compra de livros e material escolar, condicionados a 75% de frequência nas aulas do programa e nas aulas regulares;
  • Depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio, condicionados à aprovação escolar. No entanto, esse benefício só poderá ser utilizado para custear o ensino universitário ou para a implantação do próprio negócio.

A saber, criado em 2018, como uma proposta experimental com os alunos do 6° ano para avaliar se a metodologia de ensino aplicada ia ser aceita, o Programa Mumbuca Futuro, inicialmente não pagava nenhum benefício.

De acordo com as secretarias, em 2020, o programa será estendido para beneficiar os estudantes a partir do 6° ano. Contudo, é importante ressaltar que o depósito anual realizado é em reais e não em Mumbucas, moeda de Maricá. Possibilitando assim, o futuro empreendedor adquirir produtos e/ou serviços fora da cidade.

 

Como participar

As inscrições serão realizadas até o dia 20/08. Portanto, os alunos interessados podem se dirigir à sede da Secretaria de Economia Solidária (Rua Abreu Rangel nº 138 – Centro – em frente à Escola Estadual Elisiário Matta), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. 

Para a realização da inscrição, não é necessário a presença do aluno. Assim sendo, é preciso que o responsável legal compareça munido com os seguintes documentos (cópia e original): 

  • CPF do aluno e do responsável; 
  • RG ou certidão de nascimento do aluno; 
  • declaração escolar atualizada com o número da matrícula; 
  • documento de identificação com foto do responsável (RG, carteira de motorista, CTPS, passaporte) 
  • e comprovante de residência atualizado (conta luz, água ou telefone fixo). 

Objetivo do programa 

De acordo com o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, o programa Mumbuca Futuro visa capacitar os jovens, dando oportunidades para a construção de uma cidade mais justa e solidária. Além disso, Zeidan acrescentou também a necessidade de evitar a evasão escolar. 

“Os jovens saem da escola com poucas perspectivas de emprego. Além disso, muitos ainda desistem de estudar. Não sabem se terão chances de cursar uma faculdade. Buscamos capacita-los, dando-lhes oportunidades para construirmos uma cidade cada vez mais justa e solidária, preocupada com seus moradores, gerando renda e emprego”. 

Da mesma forma, Adriana Luiza da Costa, secretária de Educação, também acredita que dando essa oportunidade o adolescente e/ou jovem maricaense ganha o direito de sonhar com um futuro de qualidade.

“Buscamos estabelecer condições para que os nossos adolescentes e jovens munícipes tenham o direito de sonhar com o futuro desenvolvido de forma criativa, com qualidade e comprometido com o profissional”.

Segurança nas operações aeroportuárias, contas, Mumbuca Futuro
Escola CEM Joana Benedicta Rangel

O lançamento oficial do programa será realizado no dia 10/08, às 10h, no CEM Joana Benedicta Rangel. Então, no local, terá uma equipe de plantão para atender os pais de alunos que não podem se inscrever durante a semana. Contudo, algumas unidades já tiveram essas ações de cadastros realizados entre os dias 23 a 26 de julho.

 

Sobre o curso

O curso possui uma carga horária de quatro horas de duração, sendo uma aula por semana, no contra turno escolar, às quintas-feiras ou sextas-feiras. Assim sendo, ele será realizado na própria unidade em que o aluno estuda, exceto para as escolas João Monteiro e Antônio Lopes da Fontoura. Por isso, os estudantes da E.M. João Monteiro farão o curso na Casa de Cultura de Direitos de Itaipuaçu e os da E. M. Antônio Lopes da Fontoura na Biblioteca do Cine Henfil. Serão abordados temas como: agroecologia, soberania alimentar, comércio justo, consumo responsável, finanças solidárias e empreendimentos com os princípios em economia solidária.

 

Banco Mumbuca

O aluno inscrito no programa terá que abrir uma conta bancária no Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca). Assim sendo, o pagamento do benefício (50 Mumbucas) será depositado nessa conta sempre no quinto dia útil do mês, a partir de outubro. 

A saber, as quatro agências do Banco Mumbuca estão situadas:

  • no Centro (Rua Pereira Neves, 30); 
  • em Inoã (Rod Amaral Peixoto km 15); 
  • em Cordeirinho (Av. Maysa esquina com a Rua 80);
  • em Itaipuaçu (Av. Zumbi dos Palmares loja 3 – Barroco).

 

Enfim, veja também:  Empretec do Sebrae inscrições abertas

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: