Morro da Peça

Morro da Peça caminhada ecológica e plantio de mudas

Compartilhe essa matéria:

Morro de Peça em Itaipuaçu presenteado com caminhada ecológica e plantio de mudas.

Primeiramente, Gerhard Sardo, jornalista e ambientalista, fala sobre o Monumento Natural do Morro da Peça ; e, desse modo, sobre o seu imenso valor para Itaipuaçu, Maricá (RJ).

 

 

Antes de mais nada, foi realizada no distrito de Itaipuaçu- Maricá (RJ), no domingo, dia 10 de junho, a “Caminhada Ecológica do Morro da Peça”. De fato, a caminhada ocorreu juntamente com a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

 

                Morro da Peça Caminhada Ecológica Junho 2018

 

Antes de mais nada, os participantes do evento, muito animados, se concentraram às 9:00 hs no Recanto, próximo à subida do Morro da Peça. A saber, entre eles: Gilvan Barbosa, Gerhard Sardo e sua esposa Isabela, Sueli Leal, Ana Carolina, Ana Cláudia Azevedo Pinto.

                  

Logo depois, iniciaram a trilha para o Morro da Peça – uma curta caminhada com extensão de 750 m, e com vista panorâmica do parque.

 

Além de fácil, o percurso proporciona uma das melhores vistas da Região Oceânica de Niterói. Por este motivo, nessa caminhada é possível apreciar boa parte das elevações do parque. Da mesma forma, também é apresentada uma linda vista para a Laguna de Itaipu.

 

Participantes do evento

 

Os moradores do 4º distrito que compareceram não foram só privilegiados com a bela paisagem oferecida do alto do monumento. Eles também fizeram o plantio simbólico de cinco mudas de jambo e dezessete mudas de pau brasil. Sob o ponto de vista de incentivo do caráter educativo, mudas foram distribuídas para as crianças participantes do evento.

 

                Morro da Peça Caminhada Ecológica Junho 2018

 

Juntamente como os moradores de Itaipuaçu, o Grupo Escoteiro George Savalla Gomes, de São Gonçalo também compareceu a Caminhada Ecológica . Enfim, escoteiros estão sempre alerta à preservação da integridade de nosso Morro da Peça, monumento de beleza cênica de Itaipuaçu.

     Morro da Peça Caminhada Ecológica Junho 2018         

 

Morro da Peça: unidade de conservação 

 

Como resultado de pedido feito por mobilização popular, o Monumento Natural Municipal do Morro da Peça foi criado conforme Lei 2.749, de 17/08/2017. Abrangendo um conjunto de ecossistemas, com zona costeira, restinga, manguezal, canal, rio, costão rochoso e floresta atlântica. O Monumento Natural do Morro da Peça integra um corredor biológico com o Parque Estadual da Serra da Tiririca. Localizada em Itaipuaçu, a unidade de conservação possui aproximadamente 20 hectares de extensão. Concluindo: toda e qualquer modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida.

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve”. (Victor Hugo)

 

Caminhada Ecológica Junho 2018

 

Veja também

 

==>ONU promove atividades de conscientização em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente

 

==>Semana do Meio Ambiente – Maricá tem caminhadas e corrida

 

# m1 # m1news # m1newstv # m1newstvmaricanoticias 🎥

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: