Maricá um pomar

Maricá um pomar e o Dia da Árvore

Compartilhe essa matéria:


Comemoração em grande estilo para a  Festa Anual das Árvores

Em primeiro lugar, a  Festa Anual das Árvores será comemorada em Maricá com o lançamento de um projeto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. O evento “Maricá, um pomar” será realizado na Praça do Cirpe, a saber: Praça  Emilton Santos, no Eldorado.

Assista o convite de Júlio Carolino, secretário da pasta para este evento que será no dia 20/09, a partir das 9 h.

 

Maricá um pomar e o Dia da Árvore

A saber, a Festa Anual das Árvores foi instituída pelo em Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965. De fato, a festa foi criada em substituição ao chamado Dia da Árvore, na época comemorado no dia 21 de setembro. Então, de acordo com o artigo 2º  desse mesmo decreto, são vários os objetivos da Festa Anual das Árvores. Acima de tudo, difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas. Semelhantemente, a festa objetiva estimular a prática de ações em favor do meio ambiente. E, além disso divulgar a importância das árvores no progresso do país e no bem-estar dos cidadãos. 

A árvore é de vital importância para todos seres vivos do nosso planeta. Além de reter o dióxido de carbono (CO2) em excesso, fornece boa parte do oxigênio que utilizamos na respiração.

Sendo assim, a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca lançou o projeto “Maricá, um pomar”. Será efetuado plantio de árvores frutíferas, formando um pomar em Maricá a partir da avenida da Prefeitura até o Boqueirão.

De acordo com o secretário Júlio Carolino serão plantadas entre outras árvores frutíferas: tangerinas, laranjas, pintangueiras e jabuticabas.

A secretaria estende o convite para as escolas municipais levarem seus alunos para participarem deste projeto. Do memo modo, convida as famílias para estarem presentes neste dia, plantando e adotando uma árvore.

A Festa Anual das Árvores carrega consigo uma mensagem e uma esperança: a necessidade da conscientização humana de que as árvores também são seres vivos. É preciso atentar que, elas levam tempo para se desenvolverem. Acrescente-se também a necessidade de preservação daquelas árvores tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico.  

 

Assim, veja também:

Festa do Dia do Produtor – Sucesso merecido!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: