IDEB

Maricá cresce no IDEB no Ensino Fundamental

Compartilhe essa matéria:

Maricá cresce no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Ensino Fundamental

De acordo com a divulgação do resultado do IDEB 2017, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Maricá obteve um crescimento. E, além do crescimento, chegou a ultrapassar a meta nacional referente ao 5º ano do ensino Fundamental I. A meta era de 5,2 e o resultado foi de 5,5. Já em 2015, o município havia atingido a nota de 4,9. Além disso, o município também apresentou crescimento no Fundamental II (8º e 9º ano), onde subiu de 3,9 (apresentado em 2015) para 4,5 (apresentado em 2017). Este índice é elaborado através de pesquisas e divulgado de dois em dois anos.

Dessa forma, os resultados são consequência de um trabalho bem realizado e com comprometimentos dos profissionais da rede. Sendo assim, a Secretaria de Educação está de parabéns por conseguir alcançar as metas estabelecidas pelo Ideb.

 

O que é IDEB?

IDEB

IDEB é a sigla referente ao Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. Foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Sua criação foi para que pudesse medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria de ensino. Portanto, ele é realizado através da taxa de rendimento escolar (aprovação). E, através também das médias de desempenho em dois exames realizados a cada dois anos, são eles:

  • a Prova Brasil (para escolas e municípios);
  • e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (para os estados e o País).

Além disso, o IDEB é para ser utilizado como uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para educação básica. Neste plano, a meta é que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6.0, pois esta média corresponde a um sistema de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. 

 

Metas estabelecidas diferenciadas para as escolas

IDEB
Alunos da EM Barra de Zacarias – Foto: Fernando Silva

Apesar do Plano de Desenvolvimento de Educação visar alcançar seis pontos de média até 2022, as metas estabelecidas são diferenciadas para cada escola.

Estas escolas municipais abaixo conseguiram alcançar uma média maior que a meta e foram as melhores colocadas, são elas:

  • Professora Alcione Soares Rangel da Silva (Bambuí) – com 6.5;
  • Professor Oswaldo de Lima Rodrigues (Itaipuaçu) – com 6.4;
  • e Barra de Zacarias (Barra) com 6.3.

E, no segundo segmento, as escolas municipais que tiveram excelentes avaliações foram:

  • Amanda Pena de Azevedo Soares (Bananal);
  • Marques de Maricá (Itaipuaçu);
  • Vereador João Bezerra da Silva (Divineia).

 

Secretária de Educação

IDEB
Secretária de Educação Adriana Luiza – Foto: Fernando Silva

De acordo com Adriana Luíza da Costa, secretária de Educação, esta evolução dos índices ao planejamento pedagógico realizado nas 61 escolas da rede são resultados do atendimento aos 23 mil alunos matriculados.

“Buscamos intensificar o aprendizado de forma mais lúdica e integrada. A escola não é um elemento solto da sociedade. Dentro dessa perspectiva, trabalhamos com o entorno de onde os alunos estão inseridos. É importantíssimo conhecermos e participarmos da realidade deles”, destacou Adriana.

Segundo Adriana Luíza da Costa, é mais fácil gerenciar uma escola de menor tamanho. E, a proximidade com a comunidade reflete de forma extremamente positiva dentro da sala de aula. Diante disso, algumas escolas ficaram melhores posicionadas.

“O nosso currículo é trabalhado de forma integrada voltado para uma educação integral, com foco na correção de fluxo e na avaliação como um todo”, relatou.

Além disso, Adriana também acrescentou que os programas de educação inclusiva e a educação integral desenvolvidos no município se tornaram referências para outras cidades.

 

Escolas e pontuações no Ideb

IDEB
Diretora Andreia Alcântara da escola Bambuí – Foto: Clarildo Menezes

A melhor pontuação no Ideb no ensino fundamental foi da escola municipal Professora Alcione Soares Rangel da Silva. De acordo a diretora da escola, Andreia Alcântara, é importante ter um trabalho interdisciplinar realizado continuamente durante todo o ano letivo para os 190 alunos matriculados na unidade. E, por conta disso, eles preparam os alunos, por meio de simulados e avaliações, direcionadas para todas as turmas. Além disso, incentivam a formação continuada dos educadores que buscam explorar em sala de aula as novidades que surgem a cada dia.

E, segundo Aline Silva, professora do 1º ano da escola, este resultado é fruto de um trabalho conjunto e integrado entre todas as disciplinas. Dessa maneira, é muito importante a alfabetização. E, como o primeiro ano é a base do conhecimento, ele é um grande desafio para os educadores. Assim, é fundamental que os professores conheçam os alunos e que possam se envolver com a realidade deles.

IDEB
Professora Fátima Mano da EM Barra de Zacarias – Foto: Fernando Silva

A professora regente do 5º ano da escola Barra de Zacarias, Fátima Mano, justificou que as notas do Ideb vêm melhorando ao longo dos anos. Isso se deve ao envolvimento aplicado na unidade. Segundo a professora este envolvimento é realizado em tempo integral, facilitando a absorção do conteúdo.

“Ensinamos a teoria na parte da manhã e, no período da tarde, explorarmos a prática. E, a todo tempo, buscamos integrar o conteúdo. Por exemplo, ao ensinar História, conseguimos explorar Matemática, Geografia, Português e diversas disciplinas facilitando a absorção do conhecimento como um todo”, ressaltou.

Segundo segmento (6º ao 9º ano)

Já no segundo segmento (6º ao 9º ano) a diretora geral da E. M. João Bezerra da Silva, Simone Reis, destacou a autonomia concedida pela secretaria na implantação de projetos que fortaleçam e integrem a equipe. Esta escola é Já no segundo segmento (6º ao 9º ano)

“Desenvolvemos diversos projetos que envolvem diretamente os nossos alunos, com isso os índices de retenção foram diminuídos e nosso Ideb aumentado. Em 2010, iniciamos o projeto de aplicação de simulados para que os alunos se familiarizem com este instrumento avaliativo”, declarou.

Além disso, segundo a diretora, além do primeiro lugar no Ideb (segundo segmento) em 2017, muitos alunos da escola, que oferece do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental para 416 alunos, obtiveram aprovação na Faetec, Colégio Militar e IFF com, inclusive, o primeiro lugar.

 

Foto em destaque: Clarildo Menezes.

 

A M1newsTv Maricá Notícias agradece o empenho de cada professor da rede municipal pela sua dedicação, pois os alunos de hoje serão o nosso futuro amanhã. E, parabenizamos também a Secretaria de Educação e aos responsáveis pelas redes de ensino pelo desempenho e ótimo resultado no Ideb.

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/encontro-de-negocios-marica/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: