mutirões de limpeza das praias

Limpeza das praias: mutirões na Semana Mares Limpos de 16 a 24/09

Compartilhe essa matéria:

Semana Mares Limpos – campanha da ONU : vamos participar dessa iniciativa!   

Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza das praias. Dos dias 16 a 24 de setembro, a ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos, inspirada na campanha homônima do organismo internacional. Sobretudo, a iniciativa convida organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização.

limpeza das praias
Lixo plástico ao longo da costa das praia.(Foto: Flickr (CC)/vaidehi shah/ONUBR)

Assim sendo, a Agência das Nações Unidas elaborou um manual sobre como realizar esse tipo de intervenção em praias e outros lugares, a saber:

  • rios,
  • lagoas,
  • mangues,
  • dunas,
  • canais e
  • ilhas.

 

Apesar de trabalhoso, a limpeza das praias também pode parecer uma tarefa sem muito mistério — afinal, bastaria reunir um grupo de pessoas interessadas e começar a catar tudo que se vê nas areias e na beira do mar.

ONU poluição nos rios e mares

Mas a coleta de resíduos deve obedecer a alguns princípios para que seja eficaz e tenha resultados duradouros. Assim sendo, entre essas recomendações, estão:

  • a utilização de baldes ou sacolas retornáveis, no lugar de sacos plásticos, 
  • a catalogação dos materiais recolhidos para análises futuras,
  • o estabelecimento de parcerias com cooperativas de catadores de lixo, para garantir a destinação correta dos materiais recicláveis.

Enfim, essas e outras sugestões foram compiladas numa publicação pela ONU Meio Ambiente para orientar pessoas e instituições que queiram participar da #SemanaMaresLimpos. Conheça o manual e saiba como liderar ou se engajar nas atividades clicando aqui.

Limpeza das praias e lagoas em Maricá

O projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, foi iniciado em 17/03/2017. Antes de mais nada, a iniciativa é levada a todo o complexo lagunar e canais formando o ecossistema costeiro junto à orla e às ilhas Maricás.

Sem dúvida, é um projeto que visa fazer com que as crianças entendam a importância da preservação das lagoas,  visando garantir um futuro melhor para nossa cidade. Dessa maneira, essa necessária semente de preservação das lagoas de Maricá começa na educação. De fato, inicia na conscientização de que o lixo descartado nas lagoas é inibidor do ciclo reprodutivo de peixes, crustáceos e moluscos aquáticos.

limpeza das praias
Alunos da EM Carlos Magno Legentil de Matos participam da limpeza na lagoa de Araçatiba.(Foto:Fernando Silva)

O professor Álvaro Melo e Gerhard Sardo são coordenadores do projeto que vem semeando cidadania ecológica junto aos alunos da rede pública municipal maricaense. E, desse modo, associando conceitos de preservação ambiental à cultura caiçara da região. 

limpeza das praias
Gerhard Sardo repassando orientação sobre como preservar as praias. (Foto: Katito Carvalho)

Afinal, é preciso reforçar a mensagem de preservação ambiental. Com efeito, é importante limpar e cuidar das nossas lagoas, rios, canais e praias

 

Projeto foi realizado na lagoa de Araçatiba (Foto: Fernando Silva)

 

Foto Destaque: ONU Meio Ambiente

Veja também:

===> ONU promove atividades de conscientização em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente

===> Poluição – Seu combate é importante para o mundo e para a LBV

===>Lagoa de São Bento, Canal da Costa e IQQ no Cafezinho com Simone Boechat e Gerhard Sardo

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: