Joenia Wapichana

Joenia Wapichana indígena e o Prêmio Direitos Humanos

Compartilhe essa matéria:

Joenia Wapichana

Joenia Wapichana, a primeira advogada indígena no Brasil. Antes de tudo, foi uma das homenageadas com o prêmio dado a cada cinco anos desde 1968.O Prêmio de Direitos Humanos de 2018 foi entregue em 18/12/2018 a três mulheres e a uma fundação, durante uma cerimônia realizada no salão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Continua após publicidade

Nova Sideral sliderQuiosque Garota de Maricá

Direitos

A sessão reconheceu ainda a ativista dos direitos das meninas à educação Rebecca Guymi, da Tanzânia. A advogada de direitos humanos no Paquistão, Asma Jahangir, recebeu a homenagem póstuma. Todavia, a ONU também premiou a fundação irlandesa Front Line Defenders, que trabalha para proteger ativistas em risco.

Joenia Wapichana disse que o prêmio significa o reconhecimento dos povos indígenas dentro do sistema de direitos humanos.

“O prêmio, é justamente para dizer que nós aqui, neste mundo todo, somos parte da sociedade, com uma cultura diferente, forma de vida diferente, e ainda temos demandas. Então, ser reconhecida como defensora dos direitos humanos significa que tenho uma causa a defender. Essa causa tem que ser visibilizada dentro deste contexto da ONU.”

Desafios

De certo a ativista brasileira destacou ainda que para ela, um dos maiores desafios da atualidade é chamar atenção para aqueles que são os povos mais vulneráveis do planeta.

“Por que é que eu falo que são vulneráveis? Porque dependem da proteção de um território, dependem dos recursos naturais que ali protegem, e protegem com as suas próprias vidas. Existem muitos indígenas que estão sofrendo violência, conflito de terras, que fazem uma demanda de reconhecimento dos seus territórios como fundamental para a sua sobrevivência física e cultural, para a sobrevivência dos seus conhecimentos tradicionais que hoje estão ameaçados. Seria difícil eu pensar um mundo sem povos indígenas, e a gente tem toda uma mega diversidade, uma riqueza cultural, que precisamos colocar em proteção.”

Cerimônia

Durante a premiação, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que os defensores dão voz àqueles que não têm, protegem os impotentes contra a injustiça e defendem todos os direitos: econômicos, civis, políticos, sociais e culturais.

Certamente, o chefe da ONU disse que eles “apoiam o Estado de Direito ou trabalham pacificamente para mudar leis e garantir que mulheres e meninas, comunidades indígenas, minorias e outros grupos marginalizados possam exercer seus direitos”.

Certamente, ele lembrou que os homenageados agora dividem o prêmio com outros notáveis apoiadores, como Eleanor Roosevelt, Martin Luther King, Nelson Mandela, Jimmy Carter e Malala Yousafzai, juntando-se a uma “lista de prestígio”.

Continua após publicidade

RV JestSkiAndrea Luz, Espaço Saúde Luzm1newstv, cara limpa

O que é o prêmio?

De fato, o Prêmio das Nações Unidas no campo dos direitos humanos distingue indivíduos e organizações. Esta distinção ocorre pelas conquistas extraordinárias em direitos humanos.

Com efeito o prêmio, estabelecido pela Assembleia Geral em 1966, foi entregue pela primeira vez em 1968, pelo 20º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os vencedores são eleitos por um comitê especial composto pelo presidente da Assembleia Geral, do Conselho Econômico e Social. Além disso,  do Conselho de Direitos Humanos, da Comissão da Condição Feminina. Bem como do Comitê Consultivo do Conselho de Direitos Humanos.  O Alto Comissariado para os Direitos Humanos também participa oferecendo seu apoio a esse grupo.

No entanto, este ano, mais de 300 nomeações foram recebidas pelo prêmio. De uma ampla variedade de fontes, incluindo Estados-membros, organizações das Nações Unidas e sociedade civil.

Sobre Joenia Wapichana

Oficialmente, Joenia Batista de Carvalho é a primeira advogada indígena no Brasil. Com efeito, sua tribo é a Wapichana, do estado de Roraima no norte do país.

De fato, após levar uma disputa de terras à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Wapichana se tornou a primeira advogada indígena a comparecer perante a Suprema Corte do Brasil. Em 2013, ela foi nomeada a primeira presidente da Comissão Nacional para a Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. Em outubro de 2018, todavia ela se tornou a primeira mulher indígena a ganhar uma eleição para o Congresso brasileiro.

 

Continua após publicidade

Nidia Freitas SalãoEspelho MeuM1tv-indoor, slider

Foto Destaque:Da esquerda para a direita, Michelle Bachelet, alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos; António Guterres, secretário-geral da ONU; Mariam Alkhawaja, representando a fundação Front Line Defenders; Joenia Wapichana, ativista e advogada indígena do Brasil; María Fernanda Espinosa, a presidente da Assembleia Geral da ONU. Munizae Jahangir, que recebeu o prêmio pela mãe, Asma Jahangir; Rebecca Gyumi, ativista da Tanzânia; e Catherine Pollard, subsecretária-geral da ONU para a Assembleia Geral e Gerência de Conferências. Foto: ONU/Evan Schneider.

Enfim, veja também:

=======> Indígena brasileira é advogada, deputada federal e vencedora prêmio da ONU

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Joenia Wapichana indígena e o Prêmio Direitos Humanos

Comments are closed.