Invasão no galpão onde são guardados catamarãs-patrulha

Compartilhe essa matéria:

Prefeitura denuncia invasão no galpão onde guarda catamarãs-patrulha

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável, registrou, na tarde dessa segunda-feira (15/04), boletim de ocorrência (nº 082-01841/2019) na 82ª DP, devido à invasão no galpão onde a secretaria mantém os dois catamarãs NomaDb, modelo 7cc, adquiridos através de licitação pública.

 

A invasão no galpão: grupo já identificado

 

O galpão, no bairro de Ubatiba, teve seu portão avariado durante uma chuva recente, mas estava fechado. Porém, técnicos da secretaria constataram que um portão traseiro teve seu cadeado arrombado. E, desse modo, ocorreu a invasão do local por pelo menos cinco pessoas, entre elas um vereador.

 

A invasão ficou configurada a partir do fato de que não havia nenhum funcionário da Prefeitura no local que pudesse eventualmente ter autorizado a entrada dessas pessoas – todas já identificadas a partir de vídeos postados nas redes sociais. Nas imagens, que foram entregues na delegacia, é possível ver o grupo inclusive subindo nas embarcações e mexendo nos comandos.

 

Os catamarãs-patrulha

 

As embarcações NomaDB estão guardadas em condições ideais no galpão, aguardando enquanto as tripulações completam o treinamento necessário para que possam ser empregadas pela secretaria em ações de fiscalização tanto dentro do complexo lagunar, quanto no mar, já que as Ilhas Maricás estão dentro do escopo de atualização da pasta. O investimento total foi de R$ 643 mil, correspondentes ao casco, aos motores (cada um dos quatro custa R$ 60 mil), aos equipamentos e ao treinamento das tripulações.

 

As embarcações tem 24 pés de comprimento (cerca de 7,32 metros), 2,45 metros de largura. Acrescente-se que possuem  casco duplo e são pilotadas de um console central. Estão também dotadas de todos os equipamentos de navegação e comunicação exigidos por lei. Por serem destinadas a atividades de fiscalização que exigem deslocamentos rápidos e em condições nem sempre favoráveis (mar aberto). Além disso, possuem potentes motores Mercury de 150 hp, o que permite uma velocidade máxima de 44 nós (82 km/h). Seu casco do tipo catamarã é exatamente o indicado tanto para mar aberto quanto para superfícies com baixo calado como é o caso do complexo lagunar de Maricá, bastante raso em alguns pontos. Graças a tal característica, as embarcações podem chegar a qualquer ponto das lagoas.

 

Enfim, veja também:

>>>>>Esperado encontro: Tapeceiras do Espraiado e Inocentes de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: